sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Sobe para nove número de feridos em incêndio no Memorial da América Latina

Memorial suspende atividades do fim de semana

Portal Terra
Um incêndio atingiu na tarde desta sexta-feira o Memorial da América Latina, na avenida Auro Soares de Moura Andrade, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, oito homens da corporação que combatiam o fogo foram socorridos ao Hospital das Clínicas. Dois deles ficaram gravemente feridos e foram internados inconscientes e com queimaduras nas vias aéreas, mas não corriam risco de morte. Um bombeiro civil, da brigada de incêndio do memorial, também ficou ferido.
As chamas começaram por volta das 15h. Havia muita fumaça no local. Segundo o Corpo de Bombeiros, 55 viaturas foram enviadas ao local, além de um helicóptero. No total, 88 homens atuaram diretamente no combate às chamas.
Incêndio atingiu o Memorial da América Latina
Incêndio atingiu o Memorial da América Latina
De acordo com o major da Polícia Militar Mauro Robson, os bombeiros que ficaram feridos foram vitimados por um fenômeno chamado flashover. "Tivemos o flashover, que, por vezes dá para se prever, mas nesse caso não foi possível. Ele acontece quando você tem um ambiente pegando fogo, pouco oxigênio, calor e carga para se queimar, então a queima é lenta lá dentro. Quando você abre esse ambiente, há a entrada de mais oxigênio, então há o flashover", disse.
>> SP: após incêndio, Memorial suspende atividades do fim de semana
Segundo o major, por volta das 18h, os homens do Corpo de Bombeiros já haviam ocupado todo o interior do prédio e o fogo já estava sendo controlado. Porém, o rescaldo ainda levaria mais tempo.
De acordo com a assessoria de imprensa do Memorial da América Latina, o fogo foi causado por um curto-circuito do Auditório Simón Bolívar. Grande parte do forro da plateia B do auditório teria sido comprometida.
Uma testemunha afirmou que faltou energia elétrica na região no início da tarde e que, assim que o abastecimento voltou, uma explosão foi ouvida dentro do memorial. O espaço tem capacidade para 1,8 mil pessoas.
O conjunto arquitetônico, projetado por Oscar Niemeyer em uma área de 84,5 mil metros quadrados, foi inaugurado em março de 1989. O complexo se dedica a manifestações artísticas e científicas ligadas à identidade latino-americana. O conceito e o projeto cultural foram desenvolvidos pelo antropólogo Darcy Ribeiro.
A Companhia de Engenharia de Tráfego pede aos motoristas que evitem trafegar pela região. O cruzamento da avenida Senador Auro Soares de Moura Andrade com a alameda Olga está bloqueado. O desvio para quem vai no sentido Lapa é feito pela alameda Olga, rua Tagipuru e avenida Francisco Matarazzo. As linhas de metrô e trem da Estação Barra Funda, vizinha ao memorial, operam normalmente.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro