segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Michelle Bachelet vence primeira volta das presidenciais

Michelle Bachelet vence primeira volta das presidenciais

Bachelet agradeceu aos seus apoiantes depois de conhecidos os primeiros resultados
Bachelet agradeceu aos seus apoiantes depois de conhecidos os primeiros resultados Fotografia © REUTERS/Ivan Alvarado
A socialista Michelle Bachelet ganhou a primeira volta das eleições presidenciais hoje realizadas no Chile, e deverá enfrentar a segunda candidata mais votada, a conservadora Evelyn Matthei, indicam os resultados oficiais.
De acordo com as sondagens, Bachelet recebeu 46,65 por cento dos votos, contra a candidata conservadora Evelyn Matthei, que conseguiu 25,26 por cento.
Os resultados definitivos só deverão ser conhecidos ao final da noite, mas tudo indica que a candidata socialista deverá ultrapassar os 50 por cento dos votos dos chilenos, o que não acontece desde 1993.
Michelle Bachelet, 62 anos, é médica de formação e primeira mulher eleita Presidente num país da América do Sul, em 2006.
Foi a primeira mulher a ser Chefe de Estado do Chile, entre 2006 e 2010, e trabalhou depois nas Nações Unidas, sendo agora vista como uma forte potencial candidata a um mandato não consecutivo no país da América Latina que detém o mais alto rendimento per capita.
Bachelet, que vai tentar suceder a um conservador bilionário, o Presidente Sebastian Pinera, deverá enfrentar novamente Evelyn Matthei a 15 de dezembro.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro