sábado, 16 de novembro de 2013

Confrontos entre grupos armados em Trípoli


(AFP) 
Trípoli — Moradores armados de Trípoli e milicianos procedentes de Misrata se enfrentavam neste sábado em um subúrbio da capital da Líbia, informaram testemunhas e o governo.
Veículos armados procedentes de Misrata (ao leste de Trípoli) tentavam avançar para a capital, um dia depois da morte de mais de 40 pessoas, quando uma revolta contra as milícias provocou uma série de confrontos, segundo o balanço mais atualizado.
O primeiro-ministro líbio, Ali Zeidan, pediu "moderação e o fim dos combates".
"A situação vai ficar ainda mais complicada se outros grupos armados entrarem na capital", completou.
Para Zeidan, "as próximas horas serão decisivas na história da Líbia e no êxito de sua revolução", disse, em uma referência à revolta que, com a ajuda de países como França, Estados Unidos e Reino Unido, provocou a queda de Muamar Kadhafi.
Na tarde de sexta-feira, centenas de manifestantes pacíficos se aproximaram do quartel-general da milícia formada em Misrata, mas que é conhecida como Gharghur por ter a sede no bairro de mesmo nome de Trípoli.
Alguns milicianos atiraram para o alto para tentar dispersar o protesto, mas como os manifestantes permaneceram no local eles abriram fogo contra os presentes.
Como represália, durante a noite homens armados a bordo de caminhonetes, equipadas com canhões antiaéreos, invadiram e incendiaram o quartel-general da milícia.
Durante a noite e a madrugada foram ouvidas explosões e tiros esporádicos em diversos bairros da capital, depois da chegada de "reforços" de Misrata, segundo testemunhas.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro