sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Guerra civil cria geração perdida na Síria, diz relatório da ONU


A guerra na Síria está criando uma geração de crianças traumatizadas e perdidas, afirmou um relatório da ONU.
De acordo com o documento da agência de refugiados da ONU (UNHCR) os refugiados em idade escolar que foram para os países vizinhos estão cada vez mais afastados das escolas e obrigados a trabalhar para sobreviver.
Até 300 mil destes refugiados no Líbano e Jordânia podem estar foram da escola até o final de 2013.
Crianças de até sete anos de idade podem estar trabalhando em turnos longos e por salários baixos, segundo o relatório.
Mais da metade dos 2,2 milhões de refugiados sírios são crianças e elas podem estar enfrentando riscos, como ameaças ao bem-estar físico e psicológico, até fora da zona de guerra.
"Se não agirmos rapidamente, uma geração de inocentes vai se transformar nas baixas permanentes de uma guerra terrível", disse o Alto Comissário da ONU para Refugiados, António Guterres.
O estudo da ONU é a última tentativa de ilustrar os grandes danos à infância causados pelos três anos de guerra civil na Síria, dentro e fora das fronteiras do país.
A divulgação do documento foi feita pouco depois de uma consultoria em Londres ter estimado que o número de crianças mortas durante esta guerra ultrapassa os 11 mil.

Trabalho infantil

Crianças traumatizadas frequentam escolas na Turquia (BBC)A agência de refugiados da ONU realizou uma série de entrevistas com crianças e famílias sírias que vivem na Jordânia e Líbano entre os meses de julho e outubro.
Crianças traumatizadas frequentam escolas na Turquia (BBC)
Os pesquisadores entrevistaram 81 crianças refugiadas e realizaram grupos de discussões com outras 121 nos dois países, além de consultar funcionários da ONU e de ONGs que trabalham nestas comunidades.
Eles descobriram altos níveis de solidão e de trabalho infantil entre estas crianças.
Mais de 70 mil famílias refugiadas sírias agoram vivem sem o pai, segundo estimativa da UNHCR. E cerca de 3,7 mil crianças refugiadas vivem sem um responsável ou sem os dois pais.
Dos 1,1 milhão de crianças sírias refugiadas, 385.007 vivem no Líbano, 294.304 na Turquia e 291.238 na Jordânia. Números altos destas crianças também estão no Iraque e no Egito.
Segundo o relatório, estes números podem sobrecarregar os governos dos países que recebem os refugiados.
O documento também afirma que, no Líbano, cerca de 80% das crianças sírias não estão na escola e também há provas de crianças quem nascem "sem país", pois a maioria dos bebês nascidos em campos de refugiados não são registrados.
Cerca de 77% dos 781 bebês refugiados e amostrados no Líbano não tinham uma certidão de nascimento oficial, segundo o relátorio. Apenas 68 certidões de nascimento foram fornecidas para bebês no campo de refugiados de Zaatari, na Jordânia, entre janeiro e o meio de outubro de 2013.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro