terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Vinte e duas vacas morrem atingidas por raio no interior de Mato Grosso


 

Gado morto por raio (Foto: Ana Lucia Fornanciari/Arquivo pessoal)Animais foram atingidos por um raio durante uma forte chuva em Cáceres.
Gado foi encontrado próximo da cerca da propriedade rural.

Do G1 MT
Gado morreu atingido por raio em Cáceres (Foto: Ana Lucia Fornanciari/Arquivo pessoal)
Vinte e duas vacas morreram em uma propriedade rural, localizada no município de Cáceres, a 250 quilômetros de Cuiabá, após serem atingidas por um raio durante uma forte chuva. De acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), a morte dos animais ocorreu há alguns dias.
O dono da propriedade, Evandro José Leite, contou ao G1 que encontrou as vacas mortas por volta das 4h da manhã, quando estava indo fazer as atividades dentro da chácara dele. “Eu encontrei as vacas aproximadamente a 80 metros da minha casa. Depois que passou a tempestade, eu as puxei com um trator para um local mais distante”, relatou.
Segundo o técnico agrícola do Indea, José Marcos, possivelmente os animais foram atingidos pelo raio que caiu na cerca da propriedade. “O gado foi encontrado morto próximo de uma cerca. Eles [o gado] costumam ir para regiões próximas da cerca durante a chuva. Então é bem provável que os animais tenham sido atingidos pelo raio que caiu na cerca”, observou.
De acordo com Indea, quando ocorre a morte de animais dessa forma o proprietário deve procurar o órgão e notificar a morte do gado, para que o rebanho seja retirado da lista de animais que deverão ser vacinados contra a aftosa. A orientação do órgão é incinerar ou enterrar os animais quando ocorre esse tipo de morte.

Fonte: G1

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro