segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Obama admite ataques de aviões não tripulados dos EUA no Paquistão



AFP Em Washington
O presidente Barack Obama admitiu, nesta segunda-feira (30), que os Estados Unidos realizam ataques com aviões não tripulados contra a Al-Qaeda no Paquistão, operações até agora negadas pelo governo americano.

Ouvido sobre a utilização de aviões não tripulados ('drones') num diálogo com internautas nos sites Google+ e Youtube, Obama justificou estas ações: "Evidentemente, muitos desses ataques ocorreram nas FATA (em inglês 'Áreas Tribais Federais Administradas', no noroeste do Paquistão)", disse Obama.

"Na maior parte, foram ataques muito precisos contra a Al-Qaeda e seus seguidores, e vimos sendo muito cuidadosos em relação à isso", afirmou.

Funcionários do governo americano dizem que o cinturão tribal do Paquistão é local de refúgio dos talibãs que há 10 anos lutam no Afeganistão, de grupos da Al-Qaeda que planejam ataques no Ocidente, e de talibãs paquistaneses que habitualmente atacam e realizam atentados em seu país.

Um total de 64 ataques com mísseis americanos foram registrados na região tribal semiautônoma do Paquistão no ano passado, contra 101 em 2010, segundo contagem da AFP.
Foto 21 de 21 - Obama discursa na Casa Branca sobre o acordo de aumento do teto da dívida norte-americana aprovado pelo Congresso em 2 de agosto, dois dias antes do aniversário do presidente. O governo tinha até essa data para apresentar ao Tesouro uma proposta, para evitar o primeiro calote da história do país Susan Walsh/AP

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro