segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Em MS, colecionador conta que já encontrou trator enterrado em fazenda

Associação conserva 27 tratores e 10 implementos agrícolas em museu.
Modelos foram apresentados ao público durante feira agropecuária.

Hélder Rafael Do G1 MS
Trator foi encontrado enterrado em fazenda no Pantanal, diz holandês (Foto: Anderson Viegas/G1 MS)Trator foi encontrado enterrado em fazenda no Pantanal, diz holandês (Foto: Anderson Viegas/G1 MS)
Uma associação de colecionadores conserva várias máquinas agrícolas antigas em um museu em Maracaju, a 162 km de Campo Grande. Atualmente, o acervo conta com 27 tratores e dez implementos, nacionais e importados. Os modelos foram apresentados ao público durante um evento agropecuário na cidade, no fim de semana.
Com três motores V8, trator era adaptado para
corridas (Foto: Hélder Rafael/G1 MS)
Com três motores V8, trator era adaptado para corridas (Foto: Hélder Rafael/G1 MS)
O produtor rural Henricus Oomen, holandês radicado no Brasil há 34 anos, preside a entidade e conta que o grupo começou a colecionar tratores em 2004. A maioria foi doada por outros produtores rurais que queriam se desfazer das máquinas ou transformá-las em sucada.
Entre a coleção, há algumas raridades e uma descoberta inusitada. "Temos um trator ano 1944 que foi adaptado para funcionar a diesel e a gasolina, como os carros flex de hoje. Outro modelo é um a vapor que encontramos enterrado no meio do Pantanal", comenta.
Motor estacionário era usado em fazenda de café no interior do Paraná (Foto: Hélder Rafael/G1 MS)Motor estacionário era usado em fazenda de café no
interior do Paraná (Foto: Hélder Rafael/G1 MS)
Dois equipamentos chamaram a atenção dos visitantes: um motor estacionário de origem suíça, fabricado em 1951 e ainda em funcionamento, e um trator adaptado para corridas, com três motores V8. "O principal critério para admitir um veículo antigo no museu é a idade, não pode ter menos de 30 anos de fabricação", diz o presidente da entidade.
Algumas máquinas já não funcionam mais, e segundo o produtor holandês, a dificuldade em encontrar peças de reposição para as máquinas importadas inviabiliza o conserto.
Henricus Oomen preside associação de colecionadores de máquinas agrícolas antigas (Foto: Anderson Viegas/G1 MS)Henricus Oomen preside associação de colecionadores de máquinas (Foto: Anderson Viegas/G1 MS)
 

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro