segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Brasil: problema estrutural provocou desabamentos

60 homens do corpo de Bombeiros do Rio e Defesa Civil estadual foram mobilizados para a operação de resgate
60 homens do corpo de Bombeiros do Rio e Defesa Civil estadual foram mobilizados para a operação de resgate
Getty Images
São já sete as vítimas mortais do desabamento de três edifícios de quarta-feira à noite no centro do Rio de Janeiro. De acordo com a imprensa brasileira, às 8h30 foi encontrado mais um corpo, não tendo sido divulgados pormenores sobre a vítima. A avenida 13 de Maio, onde ocorreu o desabamento, continua interditada.
As buscas vão prosseguir por mais 48 horas, contando com profissionais que atuaram no terramoto de 2010 no Haiti, nas enxurradas no Rio de Janeiro e no desabamento do Morro do Bumba, em Niterói. 
Segundo o secretário estadual da Defesa Civil, Sérgio Simões, é uma corrida contra o tempo, impondo-se um prazo de dois dias para o encerramento das buscas. O trabalho de remoção dos escombros continuará depois a ser da competência da prefeitura.

Índice da qualidade do ar péssimo para a saúde


Entretanto, elementos do corpo de bombeiros estão a tentar conter novos focos de incêndio que deflagaram esta madrugada no meio dos escombros.
Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro, o Índice de Qualidade do Ar subiu de 41 (terça-feira) para 355 (acima de 300 é considerado péssimo), o que significa que as pessoas expostas poderão vir a sofrer graves problemas de saúde. As concentrações de partículas inaláveis foram influenciadas pelos focos de incêndio e pelos trabalhos de remoção dos escombros.
Segundo o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, citado pela "Folha de São Paulo", os desabamentos terão sido provocados por um problema estrutural no prédio de 18 andares (os outros tinham dez e 4 andares, respectivamente), mas as investigações ainda não estão concluídas.
Testemunhas referem que havia obras nos 3º e 9º andares num dos prédios. Mas de acordo com o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro não havia qualquer pedido de licença ou registo de obras, pelo que se estavam a decorrer eram ilegais. 


Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro