segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Frio intenso causa onda de mortes no Leste Europeu


30/1/2012 13:29,  Por Redação, com agências internacionais - de Kiev
Mulher observa o frio através de janela de um ônibus com vidro congelado na cidade de Kiev, na Ucrânia
frioUm frio de -20ºC, acompanhado de tempestades de neve, já deixaram ao menos 32 pessoas mortas em todo o Leste Europeu, onde muitas regiões estavam sob alertas de emergência nesta segunda-feira, com escolas fechadas, estradas bloqueadas e energia cortada. Com as temperaturas polares, as autoridades locais criaram abrigos de emergência e pediram à população que tenha cuidado e permaneça dentro de casa. Ao menos 1,5 mil abrigos foram criados para prover alimentação e calor.
O Ministério de Situações de Emergência da Ucrânia disse que 18 pessoas morreram de hipotermia nos últimos dias e cerca de 500 procuraram ajuda médica por ferimentos causados pelo frio e hipotermia dentro de apenas três dias na semana passada. Na Polônia, ao menos dez pessoas morreram congeladas desde sexta-feira, quando o frio desceu a -26ºC, acabando com o período de inverno ameno que o país apresentava.
Na região central da Sérvia, três pessoas morreram e duas estão desaparecidas, e mais 14 municípios em todo o país estavam sob alerta de emergência. Esforços para limpar as estradas de neve foram dificultados por fortes ventos e dezenas de cidades enfrentaram falta de energia. A polícia disse que uma mulher morreu em uma tempestade de neve em uma aldeia central, enquanto dois homens idosos foram encontrados mortos, um deles na neve do lado de fora de sua casa. Mais ao sul, as equipes de emergência estão à procura de dois homens que podem ter morrido.
Na vizinha Bulgária, um homem de 57 anos morreu congelado em uma aldeia do noroeste, e o código laranja de emergência –o segundo mais alto– foi declarado em 25 dos 28 distritos do país. Na capital, Sófia, autoridades criaram pontos de resgate, onde chá quente é distribuído e desabrigados são alocados. Na capital tcheca, Praga, as autoridades locais anunciaram planos de montar tendas para as cerca de 3 mil pessoas desabrigadas. Temperaturas congelantes também danificaram trilhos de trem, atrasando o tráfego ferroviário.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro