sábado, 30 de julho de 2011

Fortes chuvas deixam 1 morto e 5 desaparecidos no Japão


Cerca de 400 mil pessoas tiveram de sair de suas casas.
Províncias mais atingidas são Niigata e Fukushima, no norte do país.

Do G1, com agências internacionais
Uma pessoa morreu e cinco estão desaparecidas vítimas das fortes chuvas que atingiram nas últimas horas o norte do Japão, segundo as autoridades. Cerca de 400 mil pessoas tiveram de abandonar suas casas por conta do risco de alagamento.
As províncias mais atingidas foram Niigata e Fukushima, onde choveu 500 milímetros em 24 horas, informou a agência local 'Kyodo'.
Na localidade de Tokamachi, em Niigata, um homem de 67 anos morreu quando seu veículo foi arrastado pela crescente de um rio, enquanto outras cinco pessoas estão desaparecidas nas duas províncias.
A Agência Meteorológica do Japão advertiu que uma frente fria levará mais chuvas à zona neste sábado.
Casas são varridas por deslizamento causado pelas fortes chuvas em Sanjo, a norte de Tóquio, neste sábado (30) (Foto: AP)Casas são varridas por deslizamento causado pelas fortes chuvas em Sanjo, a norte de Tóquio, neste sábado (30) (Foto: AP)
Em Fukushima, se encontra a central de energia atômica de Daiichi, epicentro da crise nuclear provocada pelo terremoto e pelo tsunami de 11 de março.
Em meados deste mês, a Tokyo Electric Power Company (Tepco), operadora da usina, instalou um teto provisório sobre o edifício de turbinas do reator 3 para evitar que as precipitações aumentassem ainda mais a quantidade de água radioativa acumulada na central.
Isso não impediu que as chuvas torrenciais de um tufão que atingiu a zona há dez dias afetassem os danificados reatores, aumentando a quantidade de líquido radioativo em cerca de três mil toneladas.
Segundo o periódico local 'Yomiuri', esta semana a quantidade de água contaminada acumulada na central chegava a 120.700 toneladas.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro