sexta-feira, 29 de julho de 2011

Acidentes em duas minas da Ucrânia deixam 20 mortos e 17 desaparecidos

 LUGANSK, Ucrânia, 29 Jul 2011 (AFP) -Vinte mineiros morreram e outros 17 estão desaparecidos nesta sexta-feira em dois acidentes em minas de carvão no leste da Ucrânia, uma região industrial repleta de minas, muitas carentes de recursos ou mal equipadas.

Os dois desastres foram os piores da história da mineração no país desde 2007, quando mais de 100 mineiros foram mortos na explosão de uma mina.

O presidente Viktor Yanukovich interrompeu suas férias e era esperado na mina de Lugansk, administrada por uma holding privada controlada por Rinat Akhmetov, o homem mais rico da Ucrânia, que financiou sua campanha presidencial de 2010.

Yanukovych também cancelou seus planos de assistir ao Grande Prêmio de Fórmula 1 de Power Boat, perto de Kiev, afirmou o governo.

Pelo menos 16 mineiros morreram instantaneamente como resultado de uma explosão na mina de carvão Sukhodolskaya-Vostochnaya, na região leste de Lugansk, no início desta sexta-feira, afirmou o ministério de Emergências.

Outros três trabalhadores sofreram queimaduras e outros ferimentos e foram hospitalizados, afirmou. Um dos feridos morreu mais tarde.

Os dois feridos estavam em estado grave, afirmou Pavel Malysh, autoridade sanitária da região de Lugansk, ressaltando que sofriam de uma combinação de queimaduras e ferimentos na cabeça.

"Estamos fazendo o nosso melhor para salvá-los", disse.

"O destino de nove mineiros permanece desconhecido", afirmou o ministério de Emergências, baseado em Kiev, em um comunicado, acrescentando 28 pessoas estavam trabalhando na mina quando a explosão ocorreu, à 01h57 local desta sexta-feira.

A administração regional de Lugansk, citando informações preliminares, afirmou que o acidente foi causado por uma explosão de metano, que provocou a maioria dos desastres em mineração do país no passado.

Um outro acidente na mina Bazhanova, controlada pelo Estado, na cidade de Makiyivka, na região vizinha de Donetsk, deixou três mortos, informou o ministério de Emergências em um comunicado.

O ministério das Emergências afirmou que a tragédia foi causada quando o elevador de 70 metros de altura da mina, utilizado para levar os mineiros para dentro e trazê-los de volta, quebrou no início desta sexta-feira.

Oito trabalhadores estavam desaparecidos, de acordo com o ministério de Emergências, e autoridades afirmaram que aparentemente eles ainda estavam vivos, embora presos sob os escombros.

"As vozes de duas pessoas podem ser ouvidas sob os escombros", disse o governador de Donetsk, Andriy Shishatsky.

"Eles estão dizendo que mais pessoas estão sob eles. A principal tarefa é tirar as pessoas o mais rápido possível".

Outros quatro mineiros ficaram feridos, informou o ministério das Emergências, acrescentando que mais de 530 trabalhadores conseguiram chegar à superfície utilizando hastes de emergência.

Um funcionário da Metinvest Group, uma holding privada que inclui a empresa operadora da região mineradora de Lugansk, disse que o local possuía equipamentos modernos, mas era uma das minas de carvão mais perigosas do país, uma vez que tinha altos níveis de metano e sofreu acidentes no passado.

A System Group Capital Management, controlada pela Akhmetov, tem uma participação de 70% na Metinvest.

"A empresa gastou muito dinheiro para reformá-la", disse o funcionário à AFP sem se identificar. "Mas a mina é incrivelmente perigosa".

Albina Kosheleva, a porta-voz do governo de Lugansk, também afirmou que a mina se gabava de seus equipamentos modernos e ressaltou que os procedimentos de segurança estavam em um "nível decente".

O funcionário da Metinvest afirmou que as famílias dos mineiros mortos na explosão receberão, cada uma, um milhão de hryvnias (125 mil dólares).

Dmitry Kalitventsev, líder de um sindicato de mineiros locais, expressou seu temor de que as equipes de resgate encontrem mais mortos na mina Lugansk.

"É mais provável que todos eles tenham morrido", disse à AFP, referindo-se aos desaparecidos.

Acidentes fatais são frequentes nas minas ucranianas, a maioria das quais localizadas na região industrial, no leste do país. Muitas das minas carecem de recursos ou são mal equipadas, enquanto as violações de segurança são grandes.

No pior acidente deste tipo na história pós-soviética do país, mais de 100 mineiros morreram em uma explosão em 2007 na mina Zasyadko, uma das três maiores na Ucrânia.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro