sexta-feira, 1 de julho de 2011

"Ói o imposto! É verdade!..."




Pelo levantamento, uma camisa xadrez e chapéu de palha são taxados, respectivamente, em 34,67% e 33,95 (Arte sobre fotos Sxc.Hu e Helder Ribeiro - arquivo)

Instituto Millenium mostra que carga tributária é salgada nas festas juninas brasileiras


Paçoca, amendoim, cocada, quentão, milho cozido, comidas típicas das festas juninas que atraem todos os anos no país milhares de brasileiros. No entanto, muitos não têm ideia dos percentuais de impostos pagos em cada um desses produtos. No caso do tradicional quentão, 61,56% do valor é referente à carga tributária. De acordo com Paulo Uebel, diretor executivo do Instituto Millenium, essa é uma boa oportunidade para que a população observe que em cada produto vendido, parte expressiva do valor é destinada aos tributos (impostos, taxas e contribuições).
Mas para participar efetivamente das festas juninas e dançar a típica quadrilha, a caracterização é importante. Uma camisa xadrez e chapéu de palha, por exemplo, são taxados, respectivamente, em 34,67% e 33,95%. Para preparar o bolo de fubá, o bolso do contribuinte é abocanhado em 25,28% pela carga tributária. De acordo com Paulo Uebel, diretor executivo do Instituto Millenium, essa é uma boa oportunidade para que a população observe que em cada produto vendido, parte expressiva do valor é destinada aos tributos (impostos, taxas e contribuições).
- Pagando impostos, as pessoas estão contribuindo para a manutenção dos serviços públicos, com o aparato estatal e os eventuais investimentos em infraestrutura. É importante que passada a comemoração, a sociedade não esqueça de cobrar um retorno proporcional e um uso eficiente desses recursos - afirma Uebel.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro