quarta-feira, 20 de julho de 2011

Descaso com a saúde pública



Quase a metade da frota do Samu está parada no Rio

Na capital, 40% das ambulâncias aguardam conserto, o que dificulta o socorro a casos como o da grávida de Campo Grande

POR CLARISSA MELLO
Rio - Enquanto a dona de casa Daniele Conceição Bispo, 23, deu à luz na estação de trem de Campo Grande e depois teve de ir ao hospital de ônibus, pelo menos 79 ambulâncias do Samu e do Corpo de Bombeiros estão sem funcionar no Rio. Só no quartel de Guadalupe há 51 paradas.
Enquanto a dona de casa Daniela Bispo sofria sem socorro médico para ter seu bebê, 51 ambulâncias do Samu estavam paradas, por falta de manutenção, no pátio do quartel do Corpo de Bombeiros em Guadalupe | Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia
A Secretaria de Defesa Civil do Estado admite que 29 das viaturas que atendem exclusivamente a capital estão quebradas — uma delas estaria em Guadalupe. O número representa 40% do efetivo de ambulâncias que atendem todo o Município do Rio — 74 veículos. As outras 50 ambulâncias do Samu inoperantes, afirma a secretaria, seriam de “outros municípios”.
Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia
Quartel de Guadalupe virou estacionamento de ambulâncias quebradas | Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia
Bombeiro que atua no quartel de Guadalupe e não quis ter seu nome revelado contou à Band News, e depois ao DIA, que as ambulâncias quebradas em Guadalupe estão estacionadas no pátio da unidade há cerca de dois meses.
A secretaria admitiu que, de fato, não há prazo para que os veículos sejam consertados — já que “cada caso requer um tempo”. Mesmo assim, alegou que “novo contrato para manutenção das viaturas já foi assinado pelos bombeiros”.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro