domingo, 15 de dezembro de 2013

Personalidades recolhem-se junto ao caixão de Mandela em Pretória


Personalidades recolhem-se junto ao caixão de Mandela em Pretória

Personalidades recolhem-se junto ao caixão de Mandela em Pretória
Personalidades estrangeiras e sul-africanas recolheram-se, esta quarta-feira, em Pretoria, junto ao caixão semi-aberto do antigo presidente Nelson Mandela, que libertou a África do Sul do regime racista do "apartheid".
 
foto MARCO LONGARI /AFP
Tampa em vidro do caixão deixa visível o busto e a cabeça para os visitantes
 
O vocalista do grupo irlandês U2 Bono, o presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, o ex-chefe de Estado norte-americano Bill Clinton e o antecessor de Mandela na presidência Frederik W. De Klerk estavam entre os primeiros que se deslocaram à sede do governo.
A tampa em vidro do caixão, coberta com as cores sul-africanas durante o cortejo pelas ruas da capital ao princípio da manhã, foi retirada até meio, deixando visível o busto e a cabeça para os visitantes, autorizados a aproximar-se até um ou dois metros de distância, de acordo com um fotógrafo da agência noticiosa francesa AFP.
O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, acompanhado por Graça Machel, viúva de Mandela, e pela ex-mulher Winnie Mandela, chegaram ao Union Building, sede da presidência sul-africana, cerca de duas horas depois dos restos mortais do primeiro presidente negro do país, pelas 11.00 horas locais (09.00 horas em Portugal continental).
Na extensa comitiva que os acompanhava, encontravam-se as filhas de Mandela.
Depois das personalidades, foi a vez dos visitantes sul-africanos, a partir do meio dia (10.00 horas em Portugal continental).

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro