sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Atentado com carro-bomba em Beirute deixa cinco mortos e mais de 50 feridos


(AFP) 
Beirute — Um carro-bomba matou nesta sexta-feira em Beirute cinco pessoas, entre elas um conselheiro do ex-primeiro-ministro libanês Saad Hariri, e feriu mais de 50, informou a Agência Nacional de Informação (ANI).
"Cinco cidadãos morreram, mais de 50 ficaram feridos e mais de dez edifícios foram destruídos" no atentado, afirmou a ANI.
Segundo esta agência e fontes políticas, entre os mortos estava Mohamad Chatah, uma das figuras de destaque da coalizão oposta ao regime sírio liderada por Hariri.
Chatah, que também foi ministro das Finanças, se dirigia à casa de Saad Hariri, que não se encontra no país. Deveria participar às 09h30 (05h30 de Brasília) de uma reunião da Coalizão 14 de Março, contrária ao regime do presidente Bashar al-Assad e partidária da oposição síria.
A explosão, de grande potência, foi ouvida em toda a capital libanesa. Ocorreu em uma das artérias do centro da cidade pela qual se tem acesso a esta casa, onde a coalizão costuma realizar suas reuniões.
Imagens divulgadas pelas redes de televisão locais mostraram vários carros e corpos em chamas. As ambulâncias atendiam aos feridos no local.
Chatah, que também foi embaixador libanês em Qashington, era uma das figuras de destaque desta coalizão e era considerado o representante político de Hariri, que deixou o Líbano em 2011 quando o movimento xiita Hezbollah provocou a queda de seu governo.
De 2005 a 2012, ocorreram vários atentados e assassinatos contra políticos e jornalistas opostos ao regime sírio, assim como contra oficiais do exército e da polícia próximos a este campo.
O atentado desta sexta-feira ocorreu 20 dias antes do início do julgamento dos supostos responsáveis pela morte do ex-primeiro-ministro libanês Rafic Hariri, morto em 14 de fevereiro de 2005.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro