terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Inventor da Kalachnikov morreu aos 94 anos

Inventor da Kalachnikov morreu aos 94 anos


O inventor da espingarda automática AK-47, Mikhail Kalachnikov, morreu esta segunda-feira aos 94 anos, anunciou a agência russa Itar-Tass, citando um porta-voz das autoridades da região de Udmurtia, nos Urais.
 
foto MAXIM MARMUR/AFP

Mikhail Kalachnikov morreu esta segunda-feira com 94 anos
 
O inventor da kalachnikov, da qual foram produzidas 100 milhões de exemplares em todo o mundo, tinha sido hospitalizado várias vezes nos últimos meses.
Viktor Tchulkov, porta-voz das autoridades da região de Udmurtia, disse à agência France Presse que Kalachnikov morreu cerca das 15 horas (a mesma hora em Portugal continental). Tinha deixado de trabalhar em 2012 devido a problemas de saúde, nomeadamente cardíacos.
Kalachnikov, um dos russos mais conhecidos no mundo e uma das pessoas mais condecoradas no seu país, praticamente não beneficiou da sua invenção, ao serviço das forças armadas de mais de 80 países.
A emblemática espingarda de assalto AK-47, conhecida pelo nome do seu criador, continuará provavelmente por algum tempo a ser a arma mais comum no planeta. O seu inventor calculava serem de contrabando pelo menos metade das 'kalachnikov' produzidas.
"Construi armas com o objetivo de defender a nossa sociedade", sublinhou no seu 90.º aniversário, mas reconheceu: "não é agradável ver toda a espécie de criminosos dispararem com as minhas armas".

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro