domingo, 29 de dezembro de 2013

Atentado suicida em estação de trem russa deixa ao menos 18 mortos


(AFP)
Moscou — Ao menos 18 pessoas morreram neste domingo em uma estação de trem de Volgogrado, uma cidade próxima à região do Cáucaso russo, quando uma terrorista suicida detonou seus explosivos, anunciaram vários meios de comunicação e fontes oficiais.
Funcionários regionais indicaram que a explosão ocorreu perto dos detectores de metais localizados na entrada da principal estação de trens da cidade, quando ela estava repleta de passageiros.
O comitê nacional de luta contra o terrorismo declarou à agência russa Ria Novosti que uma mulher provocou o atentado.
Uma porta-voz do governo regional indicou à mesma agência que o ataque terminou com ao menos 18 pessoas mortas e outras 40 feridas.
No entanto, um porta-voz do ministério da Saúde russo declarou à televisão estatal que o número de feridos podia passar de 50.
A explosão ocorreu no interior da estação por volta das 12h45 locais (06h45 de Brasília), indicou Svetlana Smolianinova, uma porta-voz do ministério regional do Interior.
A cidade de Volgogrado, conhecida na época soviética como Stalingrado, foi palco em outubro de outro atentado suicida provocado por uma mulher, vinculada aos islamitas que lutam contra o exército russo na região do Cáucaso norte.
A mulher detonou seus explosivos em um ônibus lotado de estudantes, provocando a morte de seis pessoas.
As mulheres suicidas, conhecidas como "viúvas negras", buscam se vingar da morte de membros de suas famílias nos confrontos no Cáucaso Norte atacando civis russos.
Este ataque é registrado poucas semanas antes da realização dos Jogos Olímpicos de Inverno, entre 7 e 23 de fevereiro, na cidade de Sochi, nas margens do mar Negro e próxima à instável região do Cáucaso Norte.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro