terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Navio deve virar o ano encalhado no gelo da Antártida

Cientistas tentam retirar gelo para chegada de um novo helicóptero

Do R7, com AFP
Navio realizava uma viagem que combina uma missão científica com a comemoração da expedição Andrew Peacock / www.footloosefotography.com/AFP
Os cientistas Ben Maddison e Ben Fisk tentavam remover o gelo para facilitar o pouso de um helicóptero de resgate das 74 pessoas que estavam a bordo do navio MV Akademik Shokalskiy nesta terça-feira (31). A embarcação deverá passar o Ano-Novo presa na Antártida.
A última tentativa de resgate fracassou neste domingo (29) por causa do mau tempo. A embarcação está presa desde o dia 24 de dezembro a cerca de 2.778 quilômetros ao sul da cidade australiana de Hobart e perto da base francesa Dumont d'Urville, situada no sudeste do continente gelado.
Outros dois navios quebra-gelo que tinham atendido a ligação de emergência também desistiram em sua tentativa de avançar entre a grossa camada de gelo que rodeia o navio russo para liberá-lo.
Mau tempo impede resgate de navio russo preso na Antártida

O Aurora Australis, o navio quebra-gelo mais potente da Austrália, é a última opção para resgatar o Akademik Shokalskiy por via marítima, antes de as autoridades australianas considerarem evacuar seus tripulantes com um helicóptero.
Navio russo preso no gelo ainda espera resgate

Os ocupantes do Akademik Shokalskiy, que no sábado (28) foi sobrevoado por um helicóptero chinês, estão a salvo e o capitão da embarcação mantém contato por rádio de forma constante.

O navio realizava uma viagem que combina uma missão científica com a comemoração da expedição que há um século foi feita por Douglas Mawson na Antártida.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro