sábado, 28 de dezembro de 2013

Ao menos 25 mortos em ataques da aviação síria em Aleppo


(AFP)
Beirute — Ao menos 25 civis, entre eles quatro crianças, morreram em ataques da aviação síria contra um mercado e perto de um hospital em um bairro rebelde de Aleppo, a principal cidade do norte da Síria, informou neste sábado uma ONG síria.
Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), helicópteros militares do regime lançaram barris de explosivos sobre o bairro rebelde de Tariq al-Bab, no leste de Aleppo, outrora capital econômica do país.
Entre as vítimas também figuram uma mulher, um adolescente e um jornalista-cidadão, informou o OSDH.
"O balanço pode aumentar, já que há dezenas de feridos", indicou o Observatório, que se baseia em uma ampla rede de fontes civis, médicas e militares na Síria.
"Os bombardeios foram dirigidos contra um mercado lotado onde as pessoas compram legumes e eletrodomésticos, o que explica o elevado número de mortos", indicou a Comissão Geral da Revolução Síria, uma rede de militantes.
"Há muitos edifícios destruídos, um deles desabou", acrescentou esta fonte.
Os militantes divulgaram um vídeo, que não pôde ter sua autenticidade confirmada, no qual eram vistos carros incendiados e cenas de destruição em um mercado construído com painéis de metal.
"Retiramos corpos de crianças, estavam ali com duas mulheres e um homem", declarou um homem apontando para a carroceria de um carro.
Segundo o OSDH e militantes, há duas semanas o regime de Bashar al-Assad realiza uma campanha de bombardeios aéreos que deixou mais de 400 mortos nos bairros rebeldes de Aleppo.
Os países ocidentais e as organizações internacionais condenaram esta ofensiva que, segundo o OSDH, foi realizada com barris de explosivos.
O regime explicou que tem como alvo terroristas ocultos entre civis e, embora não tenha reconhecido oficialmente a utilização destes barris, uma fonte de segurança explicou à AFP que esta técnica é mais barata que os mísseis.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro