Rio -  Fred marcou dois gols e foi um dos protagonistas da decisão da Taça Guanabara, conquistada pelo Fluminense. Mas, em setembro do ano passado, tomou uma decisão que pode selar seu destino na seleção brasileira. Segundo seu pai, Juarez Pinheiro, o atacante simulou uma contusão para não se apresentar à equipe comandada por Mano Menezes que enfrentaria a Argentina, em Córdoba, dia 14 daquele mês, no primeiro jogo do Superclássico das Américas.
Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia “Ele pediu para os médicos do Fluminense ligarem para a CBF e dizerem que ele estava com uma lesão muscular. Estava muito bravo porque depois da Copa América, quando reclamaram muito do Pato, em vez de o Mano chamar ele, chamou o Damião, e ele ficou de fora”, contou Juarez, durante a comemoração da conquista da Taça Guanabara, na noite de domingo, numa churrascaria da Barra da Tijuca.
Fred comemora gol contra o Vasco; ciclo na Seleção está ameaçado | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
Temendo a reação do pai, Fred, quando lhe deu a notícia, até chegou a brincar. “Ele disse: ‘Pai, fiz uma coisa que você vai me bater’”, lembrou Juarez. O pai do artilheiro afirmou não ter aprovado a atitude do filho e torceu para que Mano Menezes ligasse para ele. “Não deu outra. Ele ligou e disse: ‘Se apresenta da maneira que você está’”.
Fred treinou normalmente no dia do jogo da Seleção
Fred se apresentou em Córdoba e realizou um exame. O médico da Seleção, Rodrigo Lasmar, sentenciou: “Se fosse um jogo decisivo, ele poderia jogar no sacrifício”. O atacante foi cortado e chegou a mostrar desapontamento ao deixar o hotel na Argentina. “Eu queria ter ficado. Vou treinar amanhã no Fluminense para provar que estou bem”, afirmou Fred na ocasião. Dito e feito: na manhã da quarta-feira 14 de setembro, o atacante treinou normalmente, com bola e sob chuva, nas Laranjeiras, causando estranhamento.
Ele pediu para os médicos do Flu ligarem para a CBF e dizerem que ele estava com uma lesão muscular. Estava muito bravo porque depois da Copa América, em vez de o Mano chamar ele, chamou o Damião
Juarez Pinheiro, pai de Fred
Juarez revelou também que posteriormente o filho e Mano Menezes tiveram uma conversa na qual o jogador teria exposto a sua insatisfação. O técnico da Seleção teria dito que já o conhecia bem, confiava nele e, por isso, não precisava mais avaliá-lo. “O Mano gostou de ele ter ido conversar e disse: ‘Você é o meu camisa 9’”, garantiu o pai do artilheiro.
Procurada pela reportagem do MARCA BRASIL, a CBF confirmou que Fred foi submetido a um exame em Córdoba. Segundo a entidade, o médico Rodrigo Lasmar constatou uma pequena lesão na coxa direita do atacante, e por isso ele foi cortado do amistoso contra a Argentina. Já a assessoria do camisa 9 tricolor informou que o jogador não se pronunciaria sobre o assunto.
Ausência na lista contra Gana teria provocado insatisfação
Com Leandro Damião fora da Copa América, Fred teve oportunidades e até marcou um gol, no empate em 2 a 2 com o Paraguai. Na derrota por 3 a 2 para a Alemanha, ainda com o atacante do Internacional machucado, ele chegou a entrar no segundo tempo. Porém, quando Damião se recuperou, assumiu prontamente a titularidade da Seleção, deixando Fred de fora da convocação para o jogo com Gana, dia 5 de setembro.
Para a segunda partida do Superclássico das Américas, dia 28 do mesmo mês, o atacante foi convocado e entrou durante a vitória por 2 a 0. No amistoso seguinte, em 7 de outubro, contra a Costa Rica, ele foi titular, mas diante do México, três dias depois, não foi utilizado. Nos últimos dois jogos da Seleção em 2011, contra Gabão e Egito, Mano não convocou atletas que atuam no Brasil.