sábado, 25 de fevereiro de 2012

Hadi faz juramento e substitui Saleh como presidente do Iêmen

Hadi faz juramento e substitui Saleh como presidente do Iêmen

Zoom
Hadi faz juramento e substitui Saleh como presidente do Iêmen (reuters_tickers)
SANAA, 25 Fev (Reuters) - Abd-Rabbu Mansour Hadi prestou juramento constitucional e se tornou o novo presidente do Iêmen neste sábado, marcando formalmente a saída de Ali Abdullah Saleh do poder, após um ano de protestos que paralisaram o empobrecido país da Península Árabe.

Hadi, que era o único candidato para substituir Saleh, num acordo de transferência de poder mediado pelos vizinhos do Golfo Árabe e apoiado pelos poderes do Ocidente, foi confirmado no cargo depois que mais de 60 por cento dos eleitores qualificados participaram da eleição esta semana.

A saída de Saleh faz dele o quarto autocrata a perder o poder em mais de um ano de revoltas populares que redesenharam o cenário político do Oriente Médio.

Depois de prestar juramento, Hadi disse em um discurso que o Iêmen precisa deixar a crise para trás e resolver questões prementes como os problemas econômicos do país e trazer os cidadãos desalojados pela crise de volta aos seus lares.

"O caos reinará, se não lidarmos com os desafios de forma prática," disse Hadi.

Hadi agora está encarregado de supervisionar um período de dois anos de transição política que prevê eleições parlamentares, uma nova constituição e a reestruturação das forças armadas, que ainda estão sob o comando do filho e do sobrinho de Saleh.

(Por Joseph Logan)

Reuters

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro