quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Obama pede desculpas ao presidente do Afeganistão por queima do Corão


Exemplares do livro sagrado foram queimados em base militar dos EUA.
Protestos violentos contra presença americana se espalham pelo país.

Da AFP

s
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou a seu colega afegão Hamid Karzai uma carta de desculpas pela queima de cópias do Alcorão numa base militar americana, informou o gabinte de Karzai nesta quinta-feira (23).
Obama disse que o incidente não foi intencional e que determinou uma ampla investigação, segundo a fonte.
"Desejo expressar meu profundo pesar pelo incidente informado", afirma Obama em sua carta entregue a Karzai pelo embaixador americano Ryan Crocker. "Estendo ao senhor e ao povo afegão minhas sinceras desculpas".
"O erro foi inadvertido; garanto tomarei as medidas apropriadas para evitar uma repetição do tipo", acrescentou.
Afegãos protestam contra os EUA nesta quinta-feira (23) em Mehterlam, na província de Laghman (Foto: AP)Afegãos protestam contra os EUA nesta quinta-feira (23) em Mehterlam, na província de Laghman (Foto: AP)
Bases da França, Noruega e dos Estados Unidos também foram atacadas por manifestantes, com um saldo de três mortos, elevando o número de vítimas fatais nos dois últimos dias a 12 pessoas, afirmaram autoridades.
Os ataques aconteceram depois que os talibãs convocaram os afegãos a matar as tropas estrangeiras para vingar a queima de exemplares do Alcorão em uma base administrada pelos Estados Unidos.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro