sexta-feira, 29 de julho de 2011

Suposto mentor de Anders Breivik denuncia os "ataques diabólicos" do norueguês

Paul Ray, o britânico mencionado por Anders Behring Breivik como seu mentor, denunciou nesta sexta-feira (29) os ataques violentos do norueguês, os quais classificou de "verdadeiramente diabólicos".

Em uma entrevista ao The Times, Paul Ray reconhece que pode ter sido a fonte de inspiração de Breivik, mas enfatizou que "o que ele fez é puramente diabólico". "Eu jamais poderia ter feito o que ele fez para realizar meus próprios ideais".

Veja quem foram as vítimas do massacre da Noruega

Foto 5 de 20 - Margrethe Boeyum Kloeven, 16, foi uma das vítimas do massacre na ilha de Utoya, na Noruega, ocorrido no dia 22. O assassino confesso Anders Behring Breivik matou a tiros 68 pessoas na ilha e outras oito em um ataque a bomba no centro de Oslo Mais Scanpix Norway/AP

Ray, de 35 anos, militou no movimento ultradireitista English Defence League (EDL). Lidera agora o movimento Knights Templar, inspirado nas ações do cavaleiros medievais que lutavam contra o Islã, e tem um blog onde responde pelo nome de Ricado Coração de Leão, e foi mencionado no manifesto de 1.500 páginas que Behring Breivik postou na internet antes de cometer seus atentados.

"Agora estou envolvido como seu mentor", afirmou Paul Ray, que deixou a Grã-Bretanha e viajou para Malta depois de sua prisão por suposta incitação ao ódio racial em seu blog.

Behring Breivik difundiu fotos nas quais aparece usando o uniforme dos Cavaleiros Templários e descreve Ray como seu mentor, a quem teria conhecido pessoalmente em 2008, segundo The Times.

O EDL desmentiu qualquer contato oficial com Anders Breivik.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro