sábado, 23 de julho de 2011

Pardos e pretos somam metade da população

Luciana Nunes Leal - O Estado de S.Paulo
O fortalecimento da política de cotas para acesso a educação e emprego na última década foi um fator decisivo para o aumento no número de brasileiros que se declaram pardos e para a confirmação do crescimento dos que se dizem pretos, na avaliação de pesquisadores que observaram os resultados do Censo 2010.
Confirmando tendência apontada nas últimas pesquisas domiciliares (Pnads), a soma de pardos e pretos chegou a 50,7% da população total e os brancos deixaram de ser maioria.
No período 1991-2000, a proporção de pretos subiu depois de várias décadas de queda, mas a de brancos também aumentou, enquanto a de pardos diminuiu.
"O pardo pode circular em qualquer cor, dependendo do seu objetivo. As políticas de ação afirmativa levaram muitas pessoas que podiam eventualmente se declarar brancas a se dizerem pardas ou negras, porque nessas políticas o não branco é favorecido", diz o historiador Manolo Florentino, professor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, especialista no estudo da escravidão.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro