quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Índio some em confronto com a PF e é achado morto em rio



'Ussuru' estava desaparecido desde quarta-feira, após conflito com agentes


Foto: Divulgação
Corpo do índio foi encontrado no rio Teles Pires
Corpo do índio foi encontrado no rio Teles Pires
Quase 24 horas depois de ter desaparecido, um índio de 30 anos foi encontrado morto no Rio Teles Pires, no município de Alta Floresta, a 800 quilômetros de Cuiabá, nesta quinta-feira (8), pelos próprios indígenas da etnia Mundurukú, da qual faz parte, de acordo com o coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai) da região, Clóvis Nunes. O jovem estava desaparecido desde a manhã de quarta-feira (7) quando foi baleado em um confronto entre indígenas e policiais federais.
De acordo com o coordenador da Funai, os índios encontraram o corpo do índio boiando nas imediações do local onde ocorreu o conflito. "Eles mesmos que encontraram", disse ele, ao afirmar que o Corpo de Bombeiros da região nem chegou a ser acionado para fazer as buscas pela vítima. Clóvis explicou que o pai do jovem viu o filho ser atingido por disparos de arma de fogo e, em seguida, desaparecer no rio. "O apelido dele [índio] é Ussuru e deveria ter de 7 a 8 filhos", contou.
Além dessa morte, dois indígenas ficaram feridos e estão internados no Pronto Socorro de Cuiabá, sendo que um deles está em estado grave. À princípio, eles foram atendidos no Hospital Regional de Alta Floresta onde um deles recebeu transfusão de sangue por ter perdido muito sangue devido aos ferimentos. O outro passou por cirurgia e pode ter o braço amputado, conforme a assessoria de imprensa do Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (Ipas), que administra a unidade de saúde.
Dois agentes da PF também tiveram ferimentos, mas receberam atendimento no próprio local do confronto.
Operação
A operação Eldorado foi desencadeada na terça-feira (6) em Mato Grosso e outros seis estados para combater uma organização criminosa especializada na extração ilegal de ouro em terras indígenas e comercialização do minério no sistema financeiro. De acordo com a PF, foram expedidos 28 mandados de prisão temporária e mais 64 de busca e apreensão. Os mandados foram cumpridos nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.
Os índios manifestaram resistência e atacaram os policiais. O coordenador da Funai avalia que o conflito pode ter sido motivado porque os indígenas não querem o fim do garimpo em suas terras.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro