domingo, 28 de junho de 2015

Foguetão explode após lançamento nos EUA

Foguetão explode após lançamento nos EUA


O foguetão Falcon da SpaceX, com uma cápsula Dragon a bordo para abastecer a Estação Espacial Internacional, explodiu pouco depois da descolagem na Florida, no primeiro fracasso da empresa californiana após uma longa série de sucessos.
 
Mike Brown/Reuters
"O lançador explodiu", disse o comentador da televisão da agência espacial norte-americana (NASA), que transmitia em direto o lançamento.
Pouco depois um comentador da SpaceX disse que a transmissão vídeo com o Falcon 9 tinha sido interrompida, precisando que se tinha registado "uma anomalia durante a primeira parte do voo".
"Parece que houve um problema com o 'primeiro andar' do foguetão" antes da separação do resto do lançador, indicou.
Na rede social de mensagens curtas Twitter, o diretor executivo da SpaceX referiu "demasiada pressão no reservatório de oxigénio líquido do último andar do foguetão".
A cápsula Dragon, que deveria chegar na terça-feira de manhã à Estação Espacial Internacional (EEI), transportava perto de duas toneladas de material, alimentos e vestuário para a tripulação.
Esta era a sétima missão de reabastecimento da EEI efetuada pela SpaceX para a NASA, das 12 previstas no âmbito do contrato de 1,6 mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros). As seis missões anteriores foram um sucesso.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro