terça-feira, 22 de novembro de 2011

Lula quer receber alta, mas pode passar mais uma noite no hospital


Previsão era de que ele saísse hoje, mas médicos temem efeitos colaterais
Wanderley Preite Sobrinho, do R7
 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode passar mais uma noite internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Os médicos responsáveis pelo tratamento a que o ex-presidente é submetido para combater um câncer de laringe ainda tentam definir com Lula o horário ideal para a liberação.

Leia mais notícias no R7
O petista foi internado na manhã da última segunda-feira (21) para dar início à segunda etapa da quimioterapia. A primeira previsão de alta era para as 10h desta terça-feira (22), mas o oncologista Paulo Hoff fez uma visita ao ex-presidente e decidiu esperar mais algumas horas antes de liberá-lo. Em seguida, esse prazo foi estendido para o início da tarde, o que também não ocorreu.
A assessoria do hospital diz que Lula gostaria de ter ido embora logo cedo, mas o hospital teme que os possíveis efeitos colaterais da quimioterapia surpreenda Lula em sua casa, em São Bernardo, na Grande São Paulo. Segundo o assessor pessoal de Lula, é possível que ele passe mais uma noite internado.
Até o fim da semana, já em casa, ele receberá doses de medicamentos quimioterápicos por meio de uma bomba de infusão ligada a um cateter inserido sob a pele abaixo do ombro direito.
Nos próximos dias, após a conclusão deste ciclo da quimioterapia, a equipe médica pretende insistir para que o ex-presidente saia mais de casa, se distraia e até despache na sede do Instituto Lula, na zona leste da capital paulista. A melhora do humor, segundo os médicos, contribui para a recuperação do paciente.
De acordo com o planejamento dos médicos, Lula deve fazer sessões de quimioterapia a cada 21 dias. Depois, passará por radioterapia. Por enquanto, foi descartada a hipótese de recorrer a uma cirurgia para retirar o tumor, que tem entre 2 e 3 centímetros de diâmetro e nível intermediário.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro