segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Audiência Pública em Açailândia marca protesto contra Vale



Brasileiros, Moçambicanos e Canadenses se reúnem para denunciar conflitos com a mineradora

Com o tema: “Piquiá, Carajás e o Mundo enfrentam a Vale e seus Conflitos”, ocorre no próximo dia 30 de novembro uma Audiência Pública na Câmara dos Vereadores de Açailândia com testemunhos internacionais de Moçambique e Canadá.

O evento faz parte do Encontro Tripartite Canadá-Moçambique-Brasil, que tem por objetivo discutir os diversos danos causados pela mineradora no Brasil e no mundo.

Para isso, estará presente no auditório da Câmara dos Vereadores de Açailândia, Lorraine Michael (líder do Novo Partido Democrático na província de Newfoundland, Canadá), diversos representantes moçambicanos, da Rede Justiça nos Trilhos, Movimento Atingidos pela Mineração do Sudeste Paraense, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra- MST, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Açailândia e Centro de Defesa e da Vida dos Direitos Humanos/ Camen Bascarán.

Contexto

A realização da Audiência Pública no município de Açailândia se mostra de suma importância, pois é a população, em especial do Bairro Piquiá, que tem sido em sua grande maioria vítima de várias formas de degradação do meio-ambiente. Entre todos os municípios cortados pela Estrada de Ferro de Carajás, Açailândia condensa em uma só área vários tipos de situações que comprometem o bem estar da população (mineração, desflorestamento, monocultura de eucalipto, poluição provocada pelas siderúrgicas e carvoarias, trabalho escravo, miséria, desnutrição, exploração sexual infantil). Trata-se de um contexto expressivo de toda uma região (Carajás) onde os problemas são muito parecidos.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro