O Facebook
deve lançar no Brasil o botão "Sou um Eleitor" para as eleições federais
e estaduais que acontecerão em outubro. A ideia é estimular o usuário a
compartilhar com os amigos a informação de que foi às urnas, sem dizer
em quem votou.
O botão "I'm a Voter" foi lançado em
2010, nos Estados Unidos, quando estimulou 340 mil pessoas a votarem. Em
2012, foi utilizado por 9 milhões de usuários na reeleição de Barack
Obama. O recurso, aliás, parece combinar mais com as eleições
americanas, que não obrigam os cidadãos a ir às urnas - daí a
necessidade de tentar influenciar os demais.
Entretanto, a botão foi testado
recentemente na Índia e ganhou a adesão de 4 milhões de pessoas no
pleito das últimas semanas. Além do Brasil, vão receber o recurso em
2014 Colômbia, Coreia do Sul, Indonésia, Suécia, Escócia, Nova Zelândia e
o Parlamento Europeu, cujas eleições acontecem na semana que vem.
Com a iniciativa global, o Facebook
prevê movimentar 400 milhões de pessoas. A estratégia é clara: aumentar a
interação entre os usuários, estimulando ainda mais as discussões
políticas - muitas vezes calorosas - que inundam as redes sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário