domingo, 9 de março de 2014

'Newsweek': criador misterioso do bitcoin viveria na Califórnia


(AFP)
Washington — O misterioso criador da moeda digital bitcoin, Satoshi Nakamoto, pode ser um ex-físico americano de origem japonesa que vive recluso na Califórnia, revela a revista Newsweek, mas o homem apontado pela publicação negou qualquer envolvimento.
Aos 64 anos, o aposentado é um apaixonado por trens elétricos, formado pela Universidade Politécnica da Califórnia e pai de seis filhos.
Mas o homem apontado como o criador da moeda virtual negou o envolvimento na criação do bitcoin.
Em uma entrevista à agência Associated Press, ele se apresentou como Dorian Prentice Satoshi Nakamoto.
Nakamoto foi lacônico: "Eu não estou envolvido com o Bitcoin".
Um repórter da Newsweek seguiu a pista de Nakamoto até uma modesta casa no subúrbio de Los Angeles. Mas quando bateu na porta, o proprietário da residência chamou a polícia.
Depois da publicação da reportagem, a Fundação Bitcoin afirmou em um comunicado que "não existe nenhuma prova conclusiva" de que Nakamoto foi o criador da moeda virtual, que funciona sem o respaldo de um banco central ou país de origem.
A família de Nakamoto, procurada pela revista, afirmou desconhecer se ele seria o criador do bitcoin, mas seu irmão o definiu como um "homem brilhante" e uma das filhas afirmou que ele a ensinou a "não depender do governo".
A identidade do criador do bitcoin é um mistério há vários anos, mas a curiosidade aumentou depois da forte desvalorização da moeda digital com o fechamento de plataforma de intercâmbio no Japão.
Entre as hipóteses sobre a criação da moeda figura a possibilidade de que Satoshi Nakamoto não exista. Ele seria apenas uma fachada para um grupo de pessoas.
O bitcoin foi inventado em 2009, após a crise financeira, supostamente por um técnico de informática anônimo que desejava criar uma moeda que não dependesse de nenhum banco central ou instituição financeira.
Esta "e-moeda", emitida a partir de complexos códigos de informática, pode ser conservada em arquivos digitais e negociada em plataformas eletrônicas por divisas reais, sem passar pelo sistema bancário.
Desde o lançamento, o fenômeno Bitcoin tem sido considerado uma revolução financeira, apesar dos escândalos provocados por denúncias de uso no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro