segunda-feira, 24 de março de 2014

Complexo da Maré receberá reforço de tropas federais no Rio

Complexo da Maré receberá reforço de tropas federais no Rio

Após onda de ataques a UPPs, conjunto de favelas na zona norte foi definido como prioridade pelo governo pelo número de moradores e localização


Complexo da Maré receberá reforço de tropas federais no Rio

"Cabral e o chefe do Estado Maior durante reunião no Centro Integrado de Comando e Controle, no Rio"
Atualizada às 14h29
RIO - O complexo da Maré, na zona norte do Rio, será ocupado por tropas federais. A data ainda não está definida, mas a comunidade será ocupada pelas Forças Armadas, que contarão com o apoio das Polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 24, pelo governador Sérgio Cabral (PMDB) e pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Cardozo não revelou o efetivo e as armas que serão usados. "Essas coisas não se dizem previamente", disse o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Ele também não revelou o prazo de duração da operação. "Ele será pelo prazo necessário", disse o ministro.
A parceria é conhecida formalmente como Garantia de Lei e da Ordem (GLO), operação militar em área previamente estabelecida e com prazo delimitado. "Delimitaremos a área de circunscrição ao governo federal. Ela foi apresentada ao ministro da Justiça e ao general José Carlos De Nardi, chefe do Estado Maior das Forças Armadas", afirmou Cabral. "É um passo decisivo para política de avanço da segurança pública. É uma área estratégica do Rio de Janeiro, do ponto de vista de ir e vir, porque lá passam as linhas Vermelha e Amarela, a Avenida Brasil, está próxima do aeroporto internacional", explicou.
Segundo Cabral, a operação foi preparada pela Secretaria da Segurança Pública. O tamanho do conjunto de favelas e a força dos bandidos na região foram levados em conta para escolha. "Há presença do tráfico em uma comunidade com mais de cem mil habitantes, onde você tem tráfico, armas, e drogas e ações criminosas em vários bairros do Rio de Janeiro com refúgio dos bandidos na Maré. A população não quer mais ver criminosos circulando na comunidade como se aquele fosse território dele", disse Cabral.
O ministro Cardozo, por sua vez, disse que a orientação da presidente Dilma Rousseff foi dar apoio ao Rio no combate à criminalidade. Ele classificou a operação como "prioritária e importante". "Do ponto de vista estratégico e tático de enfrentamento do crime organizado, essa é uma questão fundamental", disse.
Estrutura. O Complexo da Maré já possui um Batalhão próprio, o 22.º BPM, com cerca de 600 policiais, que, com a chegada das Forças Armadas, deverão se submetidas às decisões federais. Perguntado sobre a relação entre os ataques à UPP do Mandela, no Complexo de Manguinhos, na zona norte, e a ocupação do Complexo da Maré, Cabral foi evasivo. "Direta e indiretamente (a ocupação da Maré) tem a ver com as ações em Manguinhos."

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro