terça-feira, 25 de março de 2014

LEIAM NA ÍNTEGRA: 26 DE MARÇO DE 2013, PREFEITO JOAQUIM E VEREADORES MANDAM ABRIR FOGO CONTRA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. UM ANO SE PASSOU E NADA DA JUSTIÇA AGIR...

Foto de Hilario de Andrade.LEIAM NA ÍNTEGRA: 26 DE MARÇO DE 2013, PREFEITO JOAQUIM E VEREADORES MANDAM ABRIR FOGO CONTRA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. UM ANO SE PASSOU E NADA DA JUSTIÇA AGIR...

DOM ELISEU: POLÍCIA VINDA DE PARAGOMINAS PARA PROTEGER PREFEITO ATIRA EM PROFESSORES
Foto de Hilario de Andrade.Foto de Hilario de Andrade. Sindicato dos professores diz que irá ao MP após confusão em Dom Eliseu
Manifestantes atearam fogo em pneus. (Foto: Brunna Vidal Lima/ Arquivo pessoal)
Sindicato diz que projeto trará perdas salariais para os professores.
Na última terça, 26, professores saíram feridos após manifestação.
Do G1 PA
Foto1 comentário
Manifestantes atearam fogo em pneus. (Foto: Brunna Vidal Lima/ VC no G1)
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) disse que entrará com uma ação no Ministério Público pedindo que seja anulado o projeto de lei aprovado na última terça-feira (26), em Dom Eliseu, nordeste do Pará. Durante a votação do projeto, que, de acordo com o sindicato, provocaria alterações nas gratificações dos funcionários na educação, houve um conflito entre os trabalhadores que faziam uma manifestação e o Grupo Tático Operacional da Polícia Militar. A BR-222 chegou a ser interditada pelos manifestantes e várias pessoas ficaram feridas.
Policiais ficaram em frente a câmara dos vereadores. (Foto: Divulgação/ Sintepp) De acordo com Carlos André Lima, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), os trabalhadores em educação foram até a câmara dos vereadores para impedir que o projeto de lei de autoria do prefeito do município fosse votado. O sindicato era contra a mudança, que poderia reduzir em até R$ 500,00 o salário dos profissionais da educação.
Policiais ficaram em frente a câmara.
(Foto: Divulgação/ Sintepp)
“O prefeito municipal enviou para a câmara um projeto de lei mudando o plano de cargos e carreira, diminuindo nosso salário, tirando gratificações, piso salarial. O projeto foi aprovado e a população inteira foi pra a porta da câmara pedir para que vereadores não votassem”, explica Rosa Cruz, professora do município.
Segundo o Sintepp, a tropa de choque da cidade de Paragominas foi acionada e permaneceu em frente a câmara até o fim da sessão. “Foi um absurdo. A polícia ficou em frente câmera dos vereadores. Quando acabou, população começou a vaiar, foi quando a policia recebeu ordens e começaram a atirar. Bomba de efeito moral, bala de borracha, foram mais de 20 feridos, a cidade virou um caos”, conta ainda a professora Rosa.
Manifestantes feridos fizeram exame de corpon de delito. (Foto: Divulgação/ Sintepp)Manifestantes feridos fizeram exame de corpo
de delito. (Foto: Divulgação/ Sintepp)
Os professores feridos fizeram no mesmo dia um boletim de ocorrência denunciando a agressão. Na quarta-feira (27) eles fizeram exame de corpo de delito. Na próxima segunda (1º) e terça (2), os trabalhadores feridos vão prestar depoimento ao delegado de Dom Eliseu, que investigará o caso.
A prefeitura de Dom Eliseu confirmou o ocorrido mas não quis se manifestar sobre o caso.
Projeto de Lei

Foto de Hilario de Andrade.Foto de Hilario de Andrade.
Segundo o Sintepp, o projeto de lei em questão retira o Pessoal de Apoio Administrativo do plano; reduz os níveis do cargo de professor (desconhece ou não reconhece os mestres e doutores); reduz a promoção horizontal de 5% para 3%; reduz o adicional de incentivo profissional de 20% para 10%, além de transformá-lo em gratificação.
O projeto reduz a gratificação de difícil acesso para um percentual único de 10% (pelo plano em vigor varia de 10% a 30%); reduz a gratificação de direção escolar entre 16,6% a 25% (sendo que varia de 40% a 60%); reduz a gratificação de suporte pedagógico, que hoje é de 60% para índices que variam de 30% a 50%; reduz a promoção vertical em 50%, baixando de 10% para 5%.
Esta reportagem foi sugerida por um internauta. Participe também dando sua sugestão pelo VC no G1.


Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro