quarta-feira, 19 de março de 2014

Kiev dá três horas à Crimeia para libertar comandante da Marinha


Kiev dá três horas à Crimeia para libertar comandante da Marinha

Kiev dá três horas à Crimeia para libertar comandante da Marinha

Base naval tomada por forças pró-russas
 
O presidente interino da Ucrânia deu, esta quarta-feira, três horas às autoridades da Crimeia para libertarem o comandante da Marinha ucraniana, detido durante a ocupação de uma base naval ucraniana em Sebastopol, ou enfrentarem "uma resposta adequada".
"Oleksandr Turchinov deu ao poder autoproclamado da Crimeia três horas para libertar todos os reféns", incluindo o contra-almirante Sergui Gaiduk, caso contrário será dada "resposta adequada de natureza técnica e tecnológica", afirma um comunicado da presidência citado pela agência France Presse.
O comunicado, que não precisa a hora a que expira o prazo, foi divulgado às 18 horas horas locais (16 horas em Portugal continental).
Forças pró-russas tomaram esta quarta-feira a base naval ucraniana em Sebastopol, juntamente com representantes das forças russas, e anunciaram ter "levado" o comandante Gaiduk.
Segundo meios locais, Gaiduk foi conduzido à sede do Ministério Público "para interrogatório" sobre a autorização dada pelo governo da Ucrânia às suas forças militares na Crimeia para utilizarem as armas.
Citado por meios locais, reproduzidos pelos média russos, o Ministério Público da Crimeia informou que Gaiduk - nomeado depois de o seu antecessor ter anunciado o seu alinhamento com as autoridades pró-russas da península - foi detido por suspeita de "ordenar a unidades militares ucranianas que abram fogo contra civis pacíficos".

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro