terça-feira, 25 de março de 2014

Dois casos suspeitos de febre causada pelo vírus Ébola em Serra Leoa

Dois casos suspeitos de febre causada pelo vírus Ébola em Serra Leoa

Dois casos suspeitos de febre causada pelo vírus Ébola em Serra LeoaDois casos suspeitos de febre causada pelo vírus Ébola foram registados na Serra Leoa, país vizinho da Guiné-Conacri, o epicentro de um surto da doença, anunciou hoje o ministério da Saúde de Serra Leoa.

«Na segunda-feira, nós fomos informados de casos suspeitos no distrito de Kambia (norte), na fronteira com a Guiné-Conacri», mais ainda não foram confirmados, declarou Brima Kargbo, médico chefe e responsável do ministério da Saúde de Serra Leoa, à imprensa em Freetown.
Segundo Kargbo, um dos casos suspeitos é um jovem de 14 anos, que provavelmente morreu há duas semanas na Guiné-Conacri e o seu corpo foi transportado para sua aldeia, na região de Kono.
O segundo caso suspeito foi identificado na região de Cambia, mas a pessoa está viva, indicou Brima Kargbo, sem dar mais detalhes.
«Nós não temos casos confirmados do Ébola no país. O que temos são casos suspeitos e as nossas equipas de saúde no terreno estão a realizar investigações e a recolher amostras das pessoas que entraram em contacto com estes casos suspeitos», sublinhou.
«É a primeira vez que tal ameaça sobre a saúde do país cruza as nossas fronteiras. Em todo o caso, nós estamos prontos e em estado de alerta no caso de a doença ser diagnosticada no país», declarou ainda.
Na Libéria, foram detetados seis casos suspeitos, cinco dos quais morreram, informou, na segunda-feira, o ministro da Saúde do país, Walter Gwenigale.
Na Guiné-Conacri, o ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS) indicaram, em comunicado, que o país «registou, entre o mês de janeiro e 23 de março, um número total de 87 casos suspeitos de febre hemorrágica viral, dos quais 61 morreram», sobretudo no sul do país.
As primeiras análises a amostras recolhidas, efetuadas no Instituto Pasteur de Lyon, em França, mostraram que esses casos de febre no sul da Guiné-Conacri se deveram ao vírus Ébola, que provoca uma febre altamente contagiosa, vómitos e diarreia que matam a maioria das vítimas.
Testes de laboratório mostraram também que um homem que esteve na Libéria e regressou ao Canadá, com sintomas consistentes provocados pelo vírus do Ébola, não está infetado com a doença.
«Eu posso confirmar que o teste (do Ébola) foi negativo», disse Michael Bolkenius, porta-voz da ministra da Saúde canadiana, Rona Ambrose.
O Mali, Costa do Marfim, Gâmbia e Guiné-Bissau estão em alerta e a realizar uma monitorização para evitar que a doença chegue até às suas fronteiras.
Diário Digital com Lusa

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro