quinta-feira, 20 de março de 2014

Cade investiga suspeita de cartel na compra de trens no RS

Cade investiga suspeita de cartel na compra de trens no RS

20 de março de 2014 
Uma licitação promovida pela Trensurb em 2012 para compra de 15 trens em Porto Alegre é alvo de investigação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Foi publicada hoje no Diário Oficial abertura de processo administrativo para apurar suposta prática de cartel em licitações de trens e metrôs realizadas entre 1998 e 2012 no RS, SP, DF, MG e RJ. Ao todo, 18 empresas e 109 funcionários são acusados de participação. Os projetos totalizam R$ 9,4 bilhões.
Os participantes do cartel teriam dividido as licitações entre eles e simulado uma competição nas licitações. No caso do Rio Grande do Sul, as empresas sob investigação são Alstom e CAF, dentro de um processo de licitação lançado pela Trensurb para aquisição de 15 trens. O consórcio Frota POA (Alstom/CAF) venceu a licitação, com a proposta de R$ 243,7 milhões. A suspeita é de que as duas empresas teriam combinado a participação e preços para vencer também a licitação promovida em Belo Horizonte. Funcionários das empresas serão chamados pelo Cade para prestar esclarecimentos.
A denúncia de formação de cartel envolvendo a empresa Alstom apareceu primeiro em São Paulo, envolvendo governos tucanos.
Confira abaixo trechos do processo de investigação do Cade:
Reprodução Cade
Reprodução Cade
Alstom2

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro