sábado, 25 de agosto de 2012

O CRIME COMPENSA: Prisão de luxo na Noruega




Não se engane. As fotos parecem ser de uma casa confortável, com decoração requintada e certos luxos, como televisão de plasma, computador de tela plana e alguns equipamentos de academia. Mas não é bem assim. As imagens divulgadas esta semana são de uma prisão norueguesa que fica nos arredores de Oslo, capital e maior cidade do país.
2518898 1731 rec1 Prisão de luxo na Noruega
Prisão com luxo e requinte: repare a televisão de plasma no lado esquerdo. / Foto: Agnews.
A cela foi totalmente reformada e adaptada para um “hóspede” polêmico: o extremista Anders Behring Breivik. Anders ficou conhecido como o matador norueguês que executou 77 pessoas. Oito das vítimas morreram em um atentado com carro-bomba e os demais - adolescentes, na grande maioria - foram mortos à tiros em um acampamento.
A defesa? Anders se diz inocente e alega legítima defesa. Vou repetir: legítima defesa por matar 77 pessoas. Os devaneios do acusado o fizeram chegar à corte sorrindo. Sorrindo e com uma saudação no melhor estilo facista, com punhos fechados.
2518904 4169 rec Prisão de luxo na Noruega
Computador sem internet. Medida para evitar "contato com mundo exterior". / Foto: Terra.
Não precisa dizer muito para se perceber que se não for condenado simplesmente como assassino, o norueguês ainda assim será encarcerado no mesmo “xadrez de luxo” por sofrer de severos problemas psiquiátricos. “Essa pessoa é doente e não um criminoso comum” - disse um jurista europeu sobre o caso.
Enquanto a imprensa norueguesa discute e aguarda o final desse julgamento que se estende por toda a semana, me questiono daqui, do outro lado do mundo: eles que oferecem conforto demais ou nós é que não sabemos cuidar dos nossos psicopatas tupiniquins?
2518910 0586 rec Prisão de luxo na Noruega

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro