quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Aumenta número de mortos em conflitos no Líbano

Atirador sunita ataca grupo alauíta no bairro de Bab al-Tebbaneh, em Tripoli, no Líbano.
REUTERS/Stringer

RFI
Atirador sunita ataca grupo alauíta no bairro de Bab al-Tebbaneh, em Tripoli, no Líbano.Duas pessoas morreram nesta quarta-feira, em Trípoli, no norte do Líbano, em novos combates relacionados ao conflito sírio. Oito pessoas já morreram e 75 ficaram feridas em três dias de confrontos entre comunidades sunitas e alauitas, segundo fontes da segurança e hospitais. A França alerta sobre a "importação" do conflito sírio para o território libanês.

Confrontos com armas automáticas e lança-foguetes entre grupos de dois bairros, um sunita (contra o regime sírio) e outro alauita (pró-regime), separados por uma rua, continuaram na tarde de hoje.
Durante a manhã, duas pessoas morreram e 15 ficaram feridas, entre elas cinco soldados, em enfrentamentos entre os bairros de Bab el-Tebbaneh, majoritariamente sunita, e Jabal Mohsen, alauita, confissão do presidente sírio Bashar Al-Assad.
Na terça-feira, quatro moradores de Bab el-Tebbaneh, entre eles um menino de 13 anos, e dois moradores de Jabal Mohsen, morreram. Sessenta pessoas foram feridas – 50 civis, entre eles um menino de seis anos, e 10 soldados.
As duas comunidades reproduzem o conflito na síria entre sunitas, majoritários, e alauitas (ramo do xiismo), minoritários. Os dois campos se acusam mutuamente de buscar o conflito. O Exército libanês está mobilizado para separar os grupos.
O primeiro-ministro libanês, Najib Mikati, originário de Trípoli, disse que estava “preocupado com as tentativas de levar o Líbano cada vez mais para o conflito na Síria, enquanto o que o que é pedido a todos os responsáveis é de cooperar para proteger o país do perigo”, em um novo comunicado.
A França se disse preocupada com os confrontos e alertou para a importação do conflito sírio para o território libanês.
Os combates, entre pro e anti-Assad, que acontecem regularmente na cidade desde o começo da crise na Síria há 17 meses, tinham começado na segunda-feira com trocas de tiros entre os dois bairros. Incêndios foram declarados em várias casas e carros foram destruídos. Vários imóveis foram totalmente abandonados pelos civis.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro