quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Embaixada do Japão confirma morte de jornalista na Síria



Mika Yamamoto, 45, morreu quando cobria combate em Aleppo domingo. Morte havia sido relatada pela oposição que combate o regime Assad

G1

Foto: Reprodução
A jornalista japonesa Mika Yamamoto
A jornalista japonesa Mika Yamamoto
A embaixada do Japão na Síria, atualmente operando a partir da Jordânia, confirmou nesta terça-feira (21) a morte de uma jornalista do país na cidade síria de Aleppo, informou a agência de imprensa Kyodo.
A vítima é a jornalista Mika Yamamoto, 45 anos, que trabalhava para a pequena agência de notícias Japan Press.
Kazutaka Sato, outro jornalista da Japan Press, identificou o corpo de Yamamoto, revelou um funcionário da Chancelaria em Tóquio.
"Estava trabalhando em Aleppo, no norte da Síria, quando se viu em meio a um tiroteio", disse o funcionário.
Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), a jornalista foi morta em Sleiemane al-Halabi, bairro do leste de Aleppo onde violentos combates eclodiram na manhã de segunda-feira entre tropas do governo e rebeldes.
"Ela acabou ferida com gravidade quando cobria os enfrentamentos em Sleiman al-Halabi, travados desde ontem (domingo). Nós a levamos para um hospital, onde faleceu devido aos seus ferimentos", explicou à AFP Rami Abdel Rahman, presidente do OSDH.
Em um vídeo postado no YouTube por ativistas é possível ver o corpo de uma mulher em uma sala, apresentado como o da jornalista. O braço direito da vítima apresenta um ferimento e, ao seu lado, um homem de aspecto asiático parece pedir ajuda a um médico.
Mika Yamamoto entrou em 1995 para a Japan Press, com a qual cobriu vários conflitos armados, entre eles a ofensiva aliada comandada pelos Estados Unidos no Afeganistão, no final de 2001, e a guerra do Iraque, em 2003.
Segundo a agência Kyodo, que cita um funcionário de hotel da cidade turca de Kilis, na região da fronteira com a Síria, Yamamoto e seu colega teriam entrado no território sírio na manhã desta segunda-feira.
O OSDH informou nesta segunda-feira que três jornalistas estão desaparecidos em Aleppo: uma libanesa, um árabe de nacionalidade não revelada e um turco.
O canal de televisão em árabe Al Hurra, baseado em Washington, anunciou que perdeu contato com dois de seus jornalistas que cobrem os combates em Aleppo: o correspondente Bashar Fahmi e o câmera Cuneyt Unal.
"Vimos um vídeo no YouTube no qual o Exército Sírio Livre, força rebelde formada por desertores e civis armados, declara que os dois (jornalistas) foram capturados e estão detidos em Aleppo", explicou Deirdre Kline, diretor de comunicação da Middle East Broadcasting Networks, proprietária do Al Hurra.
Segundo o canal de TV, os dois foram atacados por homens armados vestidos como soldados rebeldes.
Entenda Síria arte 14 agosto ago (Foto: Arte/G1)

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro