quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Bispo de Marabá morre no início da tarde desta quarta-feira


Ulisses Pompeu – de Marabá

Dois meses e meio depois de ter dado entrada no Hospital Regional Público do Sudeste com um AVC (Acidente Vascular Cerebral) o bispo emérito de Marabá, dom José Foralosso, faleceu às 13 horas desta quarta-feira, dia 22.
Aos 74 anos, o bispo tinha passado por duas cirurgias, mas há mais de um mês o quadro neurológico dele era irreversível e não respondia mais por sinais nem por gestos e a morte cerebral já tinha sido decretada.
Há previsão de duas irmãs de dom José virem da Itália, mas essa informação ainda não foi confirmada pelo padre Ademir Gramelik, que esteve ao lado do bispo durante todo o seu calvário no hospital, visitando-o todos os dias.
Recentemente, um primo de dom José Foralosso, que é frei em São Paulo, veio visitá-lo, tendo passado uma semana em Marabá. “Além disso, todos os dias eu vinha duas vezes visitar nosso bispo, além de outros religiosos que também davam assistência a ele no hospital, com acompanhamento 24 horas”, ressalvou o padre Ademir.
Bispo 1
Padre Ademir prevê que um novo bispo para Marabá dificilmente será designado este ano pelo Vaticano. Dom José Foralosso nasceu em Cervarese Santa Croce, na Itália, em 15 de março de 1938, e era bispo de Marabá desde janeiro de 2000. Foi nomeado bispo em 1991, deixando a Itália para ser titular de Guiratinga, no Mato Grosso, para onde ele sonhava em voltar.
O corpo de dom José será velado, inicialmente, no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, na Folha 16 e, amanhã, quinta-feira, na Catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Na Velha Marabá. Ainda não há informações de onde será enterrado seu corpo. Ele era bispo de Marabá e de outros 21 municípios desta região, incluindo Parauapebas.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro