segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Primeiro bebê de proveta do Ceará completa 15 anos

Primeiro bebê de proveta do Ceará completa 15 anos

Em outubro de 1999, nasceu Vitória Sheryda Sousa – um marco para a medicina cearense. Ela é a primeira criança concebida "in vitro" com sucesso no Ceará, o primeiro bebê de proveta do estado. O tratamento foi realizado graças ao trabalho de um grupo de médicos ginecologistas que tinham o sonho de colocar o Ceará na vanguarda da reprodução assistida, entre os quais está o Dr. Evangelista Torquato.

No dia a dia, o fato de ser o primeiro bebê de proveta não mudou a vida de Vitória. Muito amada pela família, a única diferença é a curiosidade que surge entorno dela quando do seu aniversário. A jovem sonha em ser médica para ajudar os casais inférteis a realizar o sonho da maternidade e da paternidade. “Minha mãe teve muitos obstáculos e nunca desistiu. Fez o tratamento direitinho. É preciso ter muita fé também. Nada vai para frente sem fé”, acrescenta Vitória.

O médico Evangelista Torquato relembra que a mãe de Vitória conseguiu concebê-la depois de seis anos tentando engravidar sem sucesso devido à menstruação irregular decorrente dos ovários policísticos. Em uma época onde acesso ao conhecimento sobre reprodução humana era restrito, foram necessárias parcerias internacionais, como a estabelecida com o professor da Universidade de Roma, Cesare Aragona, para trazer ao Ceará as mais avançadas técnicas de reprodução assistida.

Hoje, o Ceará é referência, atendendo a pacientes de outros estados e até de outros países, como Cabo Verde. “O nascimento da Vitória representou uma quebra de tabus, um avanço das técnicas de reprodução assistida no Ceará. Tudo valeu a pena”, afirma Torquato.  Atualmente, a fertilização in vitro é uma técnica rotineira nas clínicas e se aperfeiçoou com o uso da alta tecnologia, permitindo que casais realizem o sonho de ter filho de uma maneira mais eficiente do que há 15 anos. 

Infertilidade
A infertilidade é a inabilidade de um casal chegar à concepção ou a incapacidade de manter uma gravidez até o nascimento. O problema atinge um em cada seis casais. Com os avanços da medicina e da tecnologia, é possível que a maior parte deles consigam realizar o sonho de conceber uma criança. O casal deve procurar um médico para investigar uma possível infertilidade se a gravidez não ocorre após um ano de relações sexuais não protegidas. Esse período diminui para seis meses se a mulher tem 35 anos ou mais.
Cronologia
1978 – Nasce em Bristol, Inglaterra, no dia 25 de julho o primeiro bebê-proveta do mundo, Louise Brown.
1984 – Nasce em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, no dia 7 de outubro, o primeiro bebê-proveta brasileiro, Ana Paula Bettencourt Caldeira.
1999 – Nasce em Fortaleza, no dia 2 de outubro, o primeiro bebê-proveta cearense, Vitória Sheryda Sousa.
Entenda as técnicas da reprodução assistida
- Fertilização In Vitro (FIV): os gametas (espermatozóides e óvulos) são colhidos pela equipe médica que promove o encontro entre eles no laboratório. A fecundação do óvulo pelo espermatozóide ocorre naturalmente na proveta. A técnica também ficou conhecida como bebê de proveta.     
 - Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóides (ICSI): Em 1992, pesquisadores descobriram um método para injetar o espermatozóide dentro do óvulo, otimizando o processo da fecundação. A técnica permitiu que casais cuja infertilidade tinha origem em fatores masculinos, como a ausência de espermatozóides no ejaculado, pudessem realizar o sonho de ter filhos.  
 - Super-ICSI: microscópio permitiu a ampliação em até 10 mil vezes do espermatozóide. Com isso, os médicos podem selecionar melhor o gameta, o que resulta em melhores embriões. Pesquisas constatam que isso aumenta a chance de sucesso da gravidez. 
Evangelista Torquato - Médico, 46 anos, é especializado em Ginecologia. Atua há 20 anos na especialidade de Reprodução Humana. É membro da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, da Academia Americana de Medicina Reprodutiva e da Academia Européia de Embriologia e Reprodução Humana. Fellow de Cesare Aragona, professor de Ginecologia e Reprodução Humana da Universidade La Sapienza, na Itália. Integra a “BIOS - Centro de Medicina Reprodutiva”, sendo um dos quatro sócios e diretor de Tecnologia do Laboratório de Andrologia, Criobiologia e Fertilização in Vitro da clínica. É diretor clínico da Clínica Evangelista Torquato, espaço que oferece atendimento multidisciplinar integrado aos casais inférteis.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro