domingo, 21 de setembro de 2014

Dois candidatos à presidência do Afeganistão assinam acordo de governação

Dois candidatos à presidência do Afeganistão assinam acordo de governação

Os dois candidatos à segunda volta nas eleições presidenciais no Afeganistão, Ashraf Ghani e Abdullah Abdullah, assinaram este domingo um acordo de governo de união nacional numa cerimónia em Cabul.
 
foto Omar Sobhani/ Reuters
Acordo deverá dar a presidência a Ashraf Ghani
 
Dois candidatos à presidência do Afeganistão assinam acordo de governação Prevê-se que este acordo, que deverá dar a presidência a Ghani, coloque fim a meses de contenciosos sobre os resultados da segunda ronda das eleições presidenciais de 14 de junho, num país frágil e que aguarda pela saída da maioria dos soldados da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no final do ano.
A divulgação da contagem final dos votos também deverá ser feita em breve, depois de ter sido adiada para conversações de última hora para resolver o impasse que colocou o Afeganistão numa crise política, numa altura em que as tropas lideradas pelos Estados Unidos se preparam para sair do país depois de uma guerra de 13 anos contra os talibãs.  
Ashraf Ghani, que, segundo os resultados preliminares, venceu a corrida à presidência afegã, deverá tornar-se presidente e Abdullah Abdullah deverá ser nomeado para um novo cargo, o de "chefe executivo", que será semelhante à função de primeiro-ministro.  
Tanto Ghani como Abdullah reclamam ter ganho a eleição que foi marcada por suspeitas de fraude.  
As Nações Unidas pressionaram para a constituição de um "governo de união nacional" para evitar o regresso das divisões étnicas da guerra civil do final de 1990.  

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro