domingo, 28 de setembro de 2014

Japão resgata mais de 30 pessoas inconscientes de vulcão em erupção

Japão resgata mais de 30 pessoas inconscientes de vulcão em erupção

Mais de 500 pessoas foram mobilizadas para resgatar as vítimas da erupção
Mais de 30 pessoas foram resgatadas inconscientes próximo ao pico do vulcão Monte Ontake, que entrou em erupção no sábado no Japão.
Seguindo o protocolo, as autoridades evitaram confirmar que as vítimas estejam mortas até que seja concluída a perícia oficial, mas adiantaram que os montanhistas apresentavam um quadro de parada respiratória e ausência de batimentos cardíacos.
Imagens divulgadas pelas Forças de Autodefesa do país neste domingo mostraram os soldados transportando os alpinistas de helicóptero, sobre a montanha coberta de cinzas. Segundo a agência Reuters, mais de 500 militares e policiais foram usados nas buscas.
O vulcão de 3.067 metros de altitude, localizado a 200 km de Tóquio, continuava em atividade no domingo.
A erupção deixou mais de 40 pessoas feridas, muitas com os ossos quebrados. Cerca de 250 montanhistas ficaram presos nas encostas do monte, mas a maioria conseguiu descer no sábado, informaram as autoridades.
Cerca de 50 tiveram de passar a noite na montanha. Neste domingo, helicópteros resgataram sete pessoas com vida.
Cinzas se espalharam por 3 km e deixaram montanha coberta
Cerca de 250 pessoas ficaram presas na montanha, mas maioria conseguiu descer no sábado
A erupção do Monte Ontake, um popular destino de montanhismo no Japão, expeliu cinzas e rochas e pegou as autoridades de surpresa - apesar de o país monitorar de perto a atividade vulcânica no seu território.
O material expelido se espalhou por um raio de 3 km e tornou o ar difícil de respirar, segundo moradores da região.
A última vez que o Monte Ontake entrou em erupção foi em 2007. Desde então, autoridades japonesas têm recomendado aos montanhistas que evitem a área.
Erupções vulcânicas são comuns no Japão, mas a última vez que foram registradas mortes foi em 1991, quando 43 pessoas morreram em consequência da erupção do Monte Unzen, no sudoeste do país.
A última vez que o Monte Ontake entrou em erupção foi em 2007

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro