sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Antigo PM da Irlanda do Norte morreu hoje aos 88 anos

Antigo PM da Irlanda do Norte morreu hoje aos 88 anos

Fotografia © EPA/JAMES FRASER
Antigo PM da Irlanda do Norte morreu hoje aos 88 anos Ian Paisley, antigo líder do Partido Unionista Democrático e antigo primeiro-ministro da Irlanda do Norte, tinha problemas de saúde há alguns anos e usava um pacemaker. Foi figura chave no processo de paz.
"O meu amado Ian foi para descanso eterno esta manhã", anunciou a mulher do antigo líder do Partido Unionista Democrático (DUP na sigla inglesa) em comunicado. Eileen Paisley afirmou que, por vontade do próprio, o funeral do reverendo será privado, apenas para a família mais próxima, e que até ao fim do ano se realizará um memorial público.
"Temos consciência que aqueles que o admiravam desejam expressar a sua gratidão pela vida que levava e a tristeza pela sua morte", dizia o mesmo comunicado.
Nascido a 6 de abril de 1926 em Ballymena (Ulster), Ian Paisley começou a pregar aos 16 anos, tendo fundado, aos 25, a sua própria igreja.
Em 1963 começou a entrar no mundo da política. Alguns anos mais tarde, lançou o DUP, formação de protestantes conservadores que se opunham a qualquer acordo com os católicos, e tornou-se líder da fação mais intransigentes dos protestantes unionistas.
Em 1987, dez anos após ter dito "nunca", o DUP aceitou partilhar o poder com o Sinn Fein. Em 2007 Ian Paisley tornou-se líder do governo, tendo como vice-primeiro-ministro Martin McGuinness, número dois do Sinn Fein e antigo comandante do IRA.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro