segunda-feira, 28 de julho de 2014

Queda do MH17 pode ser um "crime de guerra"

Queda do MH17 pode ser um "crime de guerra"


Fotografia © Reuters
A queda do avião da Malaysia Airlnes, aparentemente abatido por um míssil no Leste da Ucrânia, numa zona controlada por separatistas pró-russos, pode ser considerado um "crime de guerra", afirmou a comissária da ONU para os direitos humanos, Navi Pillay.
"Esta violação da lei internacional, tendo em conta as circunstâncias, pode assimilar-se a um crime de guerra", declarou Navi Pillay num comunicado. A comissária da ONU para os direitos humanos acrescentou ainda que "tudo será feito para que os responsáveis sejam levados à justiça".
Pillay exigiu uma investigação "rápida e minuciosa, eficaz e independente".
O voo MH17, que fazia a ligação entre Amesterdão e Kuala Lumpur foi abatido por um míssil no dia 17 no Leste da Ucrânia, numa zona controlada pelos rebeldes pró-russos apoiados por Moscovo. Levava 298 pessoas a bordo. A larga maioria das vítimas - 193 - são holandeses. Washington e as autoridades de Kiev têm acusado a Rússia de fornecer armas aos separatistas, tendo a queda do MH17 vindo aumentar a pressão sobre o Presidente russo, Vladimir Putin.
Os rebeldes, que têm dificultado a chegada dos peritos internacionais ao local da queda do avião, têm sido criticados pela gestão que fizeram tanto dos destroços como dos corpos das vítimas.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro