quarta-feira, 23 de julho de 2014

Kharkiv recebe corpos das vítimas do voo MH17

Kharkiv recebe corpos das vítimas do voo MH17

Corpos das vítimas do avião malaio chegaram a uma cidade controlada pelo Governo ucraniano, de onde serão levados para Amesterdão.
O comboio refrigerado, ainda do tempo da URSS, transportou as vítimas até Kharkiv
O comboio refrigerado, ainda do tempo da URSS, transportou as vítimas até Kharkiv  / GLEB GARANICH/REUTERS
O comboio que transportou os corpos das vítimas do voo MH17 chegou esta terça-feira manhã à cidade ucraniana de Kharkiv. Os corpos foram levados em carruagens refrigeradas para fora da zona controlada por rebeldes. À espera estavam 31 especialistas da Malásia, Holanda e Austrália (nacionalidades da maioria das vítimas).
Agora que estão em Kharkiv, os 282 corpos já recuperados das 298 pessoas que seguiam a bordo vão ser transportados de avião para Amesterdão. Na cidade holandesa, serão previamente identificados através de testes de ADN e registos dentários, antes de serem entregues aos familiares.
As caixas negras do avião, que tinham sido recuperadas pelos separatistas russos, já foram entregues a uma equipa malaia. Quem o disse foi Alexander Borodai, líder dos rebeldes e autoproclamado presidente da República Popular de Donetsk, que voltou a aproveitar a ocasião para negar qualquer participação dos separatistas no incidente que vitimou 298 pessoas.
A equipa malaia diz que manterá as duas caixas negras na sua posse até que uma equipa internacional seja formada para analisar os seus registos.
Da parte do Governo russo oferece-se total cooperação com os investigadores que estão a tomar conta do caso. Porém, existem algumas incongruências entre a interpretação do caso por parte de Moscovo e aquela que é feita pelos restantes intervenientes.
A RT, cadeia de televisão russa, relata que foi detetado um míssil ucraniano (SU 25) a voar muito próximo do avião no dia do incidente. Isto quando a investigação que já decorre insiste que os responsáveis pela queda do Boeing 777 são, muito provavelmente, elementos ligados aos separatistas pró-russos.
Com isto em mente, o comité  dos Negócios Estrangeiros encontrou-se esta terça-feira em Bruxelas. O objetivo seria discutir possíveis sanções a aplicar à Rússia. 
Para Martin Schultz, presidente do Parlamento Europeu, a "Rússia deve ser responsabilizada, cooperar completamente com as investigações e parar com o fluxo de armas fornecidas às regiões separatistas" em prol da paz nessas zonas.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/kharkiv-recebe-corpos-das-vitimas-do-voo-mh17=f882471#ixzz38IhhoabB

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro