terça-feira, 29 de julho de 2014

Escalada nos confrontos no leste da Ucrânia provoca mais 19 mortes

Escalada nos confrontos no leste da Ucrânia provoca mais 19 mortes

Conflito entre o exército ucraniano e separatistas russos continuam numa escalada de intensidade. O Ocidente vai avançar com novas sanções à Rússia.
Uma família ucraniana deixou a sua casa após um bombardeio provocado pelos separatistas pró-russos (na imagem) que continuam a bloquear o acesso ao local onde caiu o aparelho da Malaysia Airlines
Uma família ucraniana deixou a sua casa após um bombardeio provocado pelos separatistas pró-russos (na imagem) que continuam a bloquear o acesso ao local onde caiu o aparelho da Malaysia Airlines / BULENT KILIC / AFP / Getty Images
Os violentos combates entre tropas ucranianas e rebeldes pró-russos no leste da Ucrânia provocaram a morte de pelo menos mais 19 civis, confirmaram as autoridades locais à Reuters esta terça-feira. Estas mortes acrescem às 1129 anteriores registadas no país desde o início das hostilidades, em abril, uma estimativa feita pela ONU e revelada durante o dia de ontem.
O exército ucraniano tem tentado controlar a saída dos rebeldes dos territórios por si já tomados nas regiões de Donetsk e Luhansk. Mas os confrontos têm-se alargado a outras zonas. As autoridades locais avançaram que entre os mortos contam-se cinco crianças, atingidas nos confrontos da noite de segunda-feira na cidade de Gorlovka.
 "O inimigo está a centrar as forças no cerco à República Popular de Donetsk", afirmou, citado pela Reuters, um dos comandantes dos rebeldes da autoproclamada república. Os líderes do grupo insistem que Moscovo não está a fornecer qualquer tipo de armamento e o Kremlin também nega as acusações do Ocidente de apoio à rebelião.
Esta segunda-feira, os líderes europeus e dos Estados Unidos concordaram em ampliar sanções financeiras, energéticas e de defesa à Rússia pelo apoio que o país está a prestar aos movimentos separatistas na Ucrânia. A decisão foi desencadeada pelo abatimento do voo MH17 quando cruzava o espaço aéreo da Ucrânia, causando a morte a 298 pessoas, no passado dia 17.
Os trabalhos de recuperação dos restos do aparelho da Malaysia Airlines têm sido dificultados pelos confrontos, uma vez que se encontram espanhados numa área dominada por rebeldes. Os investigadores internacionais ao acidente têm tido dificuldade em chegar ao local, pela inexistência de segurança plena para a execução do trabalho 
A ONU avança que já fugiram da zona leste da Ucrânia mais de 100 mil pessoas.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro