terça-feira, 15 de julho de 2014

GES: Rioforte prepara declaração de insolvência

GES: Rioforte prepara declaração de insolvência



A Rioforte, entidade que agrupa os investimentos não financeiros do Grupo Espírito Santo (GES), está a preparar a declaração de insolvência (proteção contra credores), disse uma fonte citada pela agência Reuters.

A notícia surge poucas horas antes do vencimento da dívida de 897 milhões de euros devidos pelo empréstimo feito pela Portugal Telecom à  holding ESFG para que esta acompanhasse o aumento de capital do BES. Segundo já avançado na imprensa, o prazo de reembolso do empréstimo da PT termina esta terça-feira.
A declaração de insolvência (proteção contra credores) será efetuada no Luxemburgo, onde está registada a Rioforte, entidade que agrupa as participações da família Espírito Santo no setor não financeiro, englobando ativos em áreas tão diversificadas como a saúde, turismo, hotelaria, imobiliária, minérios e agricultura.
A figura legal escolhida (proteção contra credores) previne que um pedido de insolvência, apresentado por terceiros, origine a venda descontrolada de ativos.
A Rioforte é também o veículo através do qual a família detém 49% da holding ESFG, por sua vez acionista do BES, por via de uma participação atual de 20,1% (20% dos quais estão cativos por força de cláusulas 'negative pledge').
Segundo dados da própria Rioforte, a entidade consolida ativos superores a 2,8  mil milhões de euros, empregando mais de 9 000 pesssoas em negócios cuja geografia passa pela Europa (sobretudo Portugal), África (Angola e Moçambique) e América Latina.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro