sexta-feira, 25 de julho de 2014

Encontrada uma caixa negra do avião argelino

Encontrada uma caixa negra do avião argelino

França descarta a hipótese de um atentado na queda do avião espanhol ao serviço da Air Algerie, com 116 passageiros a bordo, 51 dos quais franceses. "Não há sobreviventes", garante o Presidente Hollande.
Sede da companhia aérea espanhola Swiftair, em Madrid, na tarde de quinta-feira, mal se soube da queda do avião MD-83 que estava ao serviço da Air Algerie
Sede da companhia aérea espanhola Swiftair, em Madrid, na tarde de quinta-feira, mal se soube da queda do avião MD-83 que estava ao serviço da Air Algerie / Getty Images
Os destroços do avião da Air Algerie, que se despenhou na quinta-feira no deserto do Mali, com 116 pessoas a bordo, foram encontrados por caças franceses a cerca de 50 quilómetros da fronteira com a Argélia. Uma das caixas negras do aparelho também já foi localizada, anunciou esta manhã François Hollande.
Cem soldados do Exército francês chegaram esta sexta-feira de manhã ao local da queda do aparelho pertencente à espanhola Swiftair, mas neste seu último voo ao serviço da companhia argelina, deparando-se com dificuldades devido às tempestades.
Segundo um comunicado do Eliseu, divulgado de madrugada, o aparelho foi encontrado na região de Gossi, no Mali, em estado "desintegrado", sublinhando que as tropas deslocaram-se ao local com vista a estabelecerem um perímetro de segurança e "recolherem os primeiros elementos de informação".
François Hollande garante que "não há sobreviventes" e manifesta a total solidariedade para com as famílias das 51 vítimas nacionais.
O Presidente francês realizou esta manhã uma reunião com um gabinete de crise, juntando o primeiro-ministro Manuel Valls e os responsáveis pelas pastas dos Negócios Estrangeiros, Laurent Fabius, da Defesa, Jean-Yves Le Drian, e do Interior, Bernard Cazeneuve, assim como o secretário de Estado de Transportes, Frédéric Cuvillier, para analisar as últimas informações relativas ao acidente. 
Entretanto, o Governo francês já descartou praticamente a hipótese de um atentado terrorista na origem da queda do avião argelino, que ontem chegou a ser apontada. O "mau tempo", nomeadamente uma forte tempestade de areia, é a mais provável causa do acidente. Cuvillier afirma que "algumas possíveis causas já foram afastadas, como o lançamento de um míssil. Mas em breve saberemos pela investigação as verdadeiras causas, se foram problemas técnicos ou outros", segundo o "Le Monde". 
O ministro do Interior francês disse por sua vez que o avião terá explodido no "momento da queda". "Pensamos que o aparelho se despenhou devido a razões relacionadas com as condições climatéricas, embora nenhuma teoria possa ser excluída neste momento", declarou à rádio RTL, citada pela BBC.  
O governo português já lamentou a tragédia. "Profundamente entristecido com a tragédia que ontem se verificou com a queda do avião da Air Algérie AH 5017, o Governo Português expressa as mais sentidas condolências e solidariedade para com as famílias enlutadas e as autoridades das nacionalidades envolvidas", pode ler-se num comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
O avião da Air Algeria, um MD-83 da espanhola Swiftair, que partiu do Burkina Faso com destino a Argélia, desapareceu dos radares cerca de 50 minutos após a descolagem, perdendo o contacto com as autoridades argelinas depois dos pilotos terem reportado tempestades na rota. No voo AH5017 seguiam 110 passageiros e os seis tripulantes, todos espanhóis. 

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro