sábado, 19 de outubro de 2013

Violino do diretor de orquestra do Titanic é leiloado por U$ 1,45 milhão

(AFP)
Londres — O violino de madeira rosa do diretor da orquestra do Titanic, que foi encontrado num sótão inglês em 2006, foi leiloado neste sábado na Inglaterra por 1,45 milhão de dólares, 101 anos depois do naufrágio do navio.
O leilão durou apenas 10 minutos para atingir seu preço final e deixou os presentes impressionados.
O instrumento data de 1880 e é de origem alemã, e teve posteriormente acrescida a marca Giovan Paolo Maggini Brescia, segundo a casa de leilões Henry Aldridge & Son, encarregada da venda.
"Seu estado reflete sua vida agitada, com sinais de restauração e grandes fissuras no corpo do violino", acrescentou. Só lhe restam duas cordas.
Foram necessários sete anos para certificar a origem deste violino, que milagrosamente sobreviveu à tragédia, explicou Andrew Aldridge, da casa de leilões.
O violino pertenceu a Wallace Hartley, diretor da pequena banda musical do Titanic que permaneceu tocando até que o navio afundou no Atlântico, em abril de 1912 e os músicos com ele.
Na ocasião dramática, Hartley decidiu tocar o hino religioso "Mais perto de ti, Deus meu", em uma tentativa de acalmar os desesperados passageiros que tentavam abordar os poucos botes salvavidas, segundo contaram os sobreviventes.
Os oito músicos morreram e o restos de Wallace Hartley permaneceram dez dias na água antes de serem recuperados. "O violino estava numa bolsa de pele presa ao corpo", contou Andrew Aldridge.
Pouco depois da tragédia, a mãe de Wallace Hartley declarou à imprensa: "Sabia que ele morreria abraçado a seu violino. Era apaixonadamente apegado a este instrumento".
O instrumento, presente de sua namorada, Maria Robinson, tinha uma pequena placa de prata com a inscrição ainda visível: "Para Wallys, por motivo de nosso compromisso. Maria".
Depois de recuperar o precioso instrumento, as autoridades canadienses o enviaram a Maria Robinson. Quando morreu em 1939, caiu em mãos do Exército da Salvação. Em uma carta datada do início dos anos 40, uma professora de música da organização de caridade escreveu: "É quase impossível de tocar por causa, é certo, de sua vida agitada". O instrumento caiu em mãos de uma família que o guardou em um sótão.
"Tem uma história humana incrível", comentou Andrew Aldridge.
"Wallace Hartley é uma das pessoas mais importantes da história do Titanic por sua coragem prodigiosa", acrescentou.
O violino foi exposto em dois museus americanos, no Titanic Branson, no Missouri, e no Titanic Pigeon Forge, no Tennessee.
Depois foi exposto no museu norte-irlandês "Titanic Belfast", não muito longe de onde o navio sinistrado foi construído.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro