quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Queda de avião deixa 44 mortos no Laos
(AFP) – 2 hours ago 
Bangcoc — Um avião da companhia aérea Lao Airlines caiu nesta quarta-feira no rio Mekong, no Laos, e todos os 44 passageiros e membros da tripulação morreram.
Um funcionário da embaixada do Laos no Vietnã, que pediu para ter sua identidade preservada, confirmou que todas as pessoas a bordo do avião da companhia aérea pública do Laos tinham morrido.
"Posso afirmar agora, segundo nossas informações, que as 44 pessoas a bordo morreram", reiterou Sek Wannamethee, porta-voz da chancelaria tailandesa, detalhando que no avião viajavam 39 passageiros e cinco tripulantes.
Segundo uma lista não oficial obtida pela AFP, ao menos a metade dos passageiros era de estrangeiros, inclusive pessoas procedentes de Austrália, Taiwan, Estados Unidos, França, China, Canadá, Vietnã e Malásia.
Sete cidadãos franceses, seis australianos, cinco tailandeses e três sul-coreanos estão entre os mortos no acidente.
No entanto, as informações sobre o total de ocupantes da aeronave ainda são desencontradas.
A Laos Airlines informou sobre o acidente em um comunicado publicado em sua página no Facebook, no qual indicava que havia 49 pessoas a bordo do avião, entre elas cinco tripulantes.
Sem confirmar o número de mortos, a companhia informou no comunicado que "por enquanto não há sobreviventes", e que as más condições meteorológicas fizeram com que o aparelho caísse no rio Mekong.
"A Laos Airlines está adotando as medidas necessárias para coordenar e enviar toda as unidades de resgate ao local do desastre na esperança de achar sobreviventes e, ao mesmo tempo, recolher informações para os parentes", acrescentou.
As autoridades informaram que o avião caiu a 8 km do aeroporto da província de Champasak, sul do Laos.
O jornal tailandês Bangkok Post informou que a aeronave caiu no rio Mekong quando tentava se aproximar do aeroporto de Pakse, que é passagem obrigatórias de turistas que viajam às áreas mais remotas do país.
Imagens da TV local mostraram a aeronave com a metade submersa no rio, e o que aparentemente seriam corpos em suas margens.
Uma fonte da embaixada sul-coreana em Bangcoc informou à agência de notícias Yonhap que também há três sul-coreanos entre os mortos.
O voo QV301 saiu da capital Vientiane no horário previsto, 14h45 (03h45 de Brasília) e devia chegar em Paske, no sul do Laos, por volta de uma hora mais tarde, mas caiu no momento em que se preparava para aterrissar.
"Quando se preparava a aterrissar, a aeronave teve que enfrentar condições meteorológicas extremas", destacou a Lao Airlines.
Um porta-voz da montadora ATR na França confirmou que a aeronave da companhia aérea estatal do Laos era uma de suas, um bimotor ATR-72. Disse ainda que a Lao Airlines possui uma frota de seis aviões deste tipo.
Fundada em 1976, a companhia realiza tanto voos domésticos como internacionais para China, Tailândia, Camboja e Vietnã, de acordo com seu site.
O país tem um registro de 29 acidentes graves desde 1950, de acordo com a Agência de Segurança na Aviação. Esse dado demonstra que a segurança neste setor sofreu uma melhoria extraordinária na última década.
O último acidente aéreo aconteceu em outubro de 2000, quando oito pessoas morreram depois que um avião da mesma companhia - então chamada Lao Aviation - caiu numa área montanhosa remota do nordeste do país.
O Laos, situado entre Tailândia, Vietnã, Camboja, Mianmar e China, é um país comunista de regime fechado e com um partido único.
O país tem cerca de sete milhões de pessoas é um dos mais pobres da Ásia.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro